Destaques

Stand do Sebrae realizou 169 atendimentos em três dias

s pessoas que passam em frente à Prefeitura podem obter orientação, em relação a empreendedorismo

As pessoas que passam em frente à Prefeitura podem obter orientação, em relação a empreendedorismo, por meio de palestras

O stand da Semana da Formalização, montado desde segunda-feira (18) em frente à Prefeitura de Londrina, já contabiliza 169 atendimentos a Empreendedores Individuais da região. Por iniciativa do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o stand visa tirar os micro e pequenos empreendedores da ilegalidade, cadastrando-os como Pessoa Jurídica. Os atendentes ficarão no local até sexta-feira (22) e recebem o público das 12h às 18h.

Entre as pessoas que passaram pelo stand, 65 tiveram seus empreendimentos formalizados e 58 assistiram a palestras informativas e formadoras ministradas no local. Conforme o diretor-presidente da Codel, Kentaro Takahara, a expectativa é de que, até o final da campanha, sejam efetuadas 150 formalizações, oportunizando o empreendedor a adquirir sua identidade. Ele comentou que, segunda-feira (18), o serviço foi prejudicado, em razão da queda no sistema de fornecimento de energia elétrica.

“Com CNPJ e, consequentemente, emissão de Nota Fiscal, o empresário pode concorrer com o mercado, vendendo seus serviços ou produtos para empresas maiores, acabando com o famoso ‘bico’ empresarial”, afirmou o diretor. A formalização também garante ao empreendedor alguns benefícios, como os de seguridade social e registro de funcionários.

Segundo Takahara, mais de 80% das vagas disponíveis no Brasil são oriundas de micro e pequenas empresas, que representam 90% dos empreendimentos do país. “Cerca de metade do volume de salário nacional é gerado por este tipo de estabelecimento. É muito importante apoiar e fortalecer essa economia, que contribui também para o desenvolvimento de Londrina”, explicou.

Entre as pessoas que passaram pelo stand, 65 tiveram seus empreendimentos formalizados e 58 assistiram a palestras informativas O stand de Atendimento para Empreendedores Individuais é uma das iniciativas provenientes da consolidação da Lei Geral dos Micro e Pequenos Empreendedores, sancionada em 2009 pelo prefeito Barbosa Neto. Entre as ações executadas em decorrência da lei, estão também a sanção do ISS Tecnológico e consultoria a empresas nascentes. O primeiro promove descontos no Imposto Sobre Serviço, para empresas da área da inovação, e o segundo já apoiou 1.605 novas empresas na melhoria do índice de sucesso.

Após o stand ser desmontado, as pessoas que tiverem interesse em formalizar seus empreendimentos podem procurar a Sala do Empreendedor, no andar térreo da Prefeitura de Londrina, para obter orientação e informações. No local, que fica ao lado da Secretaria do Idoso, há, inclusive, um contador disponível para ajudar nas questões financeiras.

Foto: Camilla Balsani

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos