Agentes de endemia se reúnem com vice-prefeito
Grupo reivindica pagamento de Vale Alimentação do mês de outubro, ainda não depositado pelo Ciap; José Ribeiro garantiu que repasse da prefeitura foi efetuado
O vice-prefeito de Londrina, José Joaquim Ribeiro, e o secretário municipal de Saúde, Agajan Der Bedrossian, receberam hoje (21), no gabinete do prefeito Barbosa Neto, 10 representantes dos agentes de endemias do Centro Integrado de Apoio Profissional (Ciap).
O grupo reivindica o recebimento do Vale Alimentação (VA) referente ao mês de outubro, no valor de R$ 165. Segundo a representante dos agentes, Rafaela Cristina Mario, nenhum dos 246 profissionais recebeu o benefício deste mês, que está em atraso há 11 dias.
Além disso, os funcionários estão com problemas, quanto à remuneração de outros complementos salariais. Enquanto 13 agentes estão sem receber os Vales Alimentação e Transporte há dois meses, outros foram remunerados a mais. Também, há problemas com o pagamento do Auxílio Família e com o depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), cujo atraso, em alguns casos, chega a mais de seis meses.
José Ribeiro garantiu que o repasse da Prefeitura de Londrina foi feito integralmente, de acordo com o contrato. “Assim como em todos os outros meses, estamos repassando o dinheiro normalmente. É um problema referente ao próprio Ciap”, afirmou. “Estamos apoiando os funcionários, que trabalharam e merecem receber os benefícios, que são fundamentais para que eles possam exercer a função com qualidade”, pontuou.
Depois de se encontrarem com o vice-prefeito, o grupo de agentes e o secretário de Saúde se reuniram com representantes do Ciap. A reunião ocorreu com portas fechadas, por pedido dos integrantes do centro. Além dos assuntos já citados, os participantes trataram também do fim do Aviso Prévio dos 246 agentes, o que se dará na próxima quarta-feira (27).
“Se nós estamos com dificuldades para receber nossos benefícios, queríamos uma garantia de que iremos receber os nossos direitos trabalhistas, quando terminar o compromisso”, disse Rafaela Cristina Mario. A representante dos agentes informou que o Ciap se comprometeu a regularizar a situação do Vale Alimentação e Vale Transporte até segunda-feira (25).
Quanto aos acertos trabalhistas pelo fim do contrato, o centro deu garantias de pagamento até 9 de novembro. Os agentes entregaram uma notificação, registrada pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Paraná, estipulando que, caso não haja solução em até 72 horas, será estabelecido estado de greve.
“A justificativa da entidade para os atrasos é por problemas administrativos”, esclareceu o secretário de Saúde, Agajan Der Bedrossian. O secretário considerou positiva a reunião e reiterou apoio aos agentes de endemias. “É um direito deles e eles têm que receber os auxílios. Nós também estamos pressionando o Ciap, mas, de outra forma, exigindo o cumprimento dos serviços até o fim. O rompimento do contrato também mostra que estamos fazendo nossa parte”, frisou.
Agajan disse ainda que há a possibilidade de prorrogação do Aviso Prévio, para 104 dos 246 profissionais, que passaram no Teste Seletivo promovido pelo Município. “É um procedimento que fica a critério de cada um. Se a pessoa quiser prorrogar o aviso, até ser chamado, é possível. Caso não queira, termina de cumprir o contrato, até o dia 27, e depois aguarda o chamamento”, explicou.
Os demais funcionários, de acordo com o secretário de Saúde, estão dispensados após a próxima quarta-feira. “Estamos trabalhando o mais rápido possível, dentro dos limites burocráticos do serviço público, para formalizar a contratação dos novos agentes”, concluiu.
Foto Camilla Balsani




