Cidade

Munícipio desenvolve plano local de habitação e interesse social

Plano deve ser apresentado até o dia 31 de dezembro de 2010 ao Ministério das Cidades; trata-se de ação e investimentos no setor habitacional do município

O município de Londrina está elaborando, através da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld), o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), com o objetivo de promover o planejamento das ações que garantem moradias dignas às camadas mais populares do município. O PLHIS é um modelo de implementação do Sistema Nacional de Habitação (SNHIS), que vai servir de instrumento para os Conselhos Municipais.

Em Londrina, o Instituto Fazer vai auxiliar a elaboração do PLHIS, com o acompanhamento e instruções de uma equipe multidisciplinar, chefiada pela pedagoga, Rosemari Friedmann Angeli. A 1ª etapa deste trabalho de capacitação institucional e dos Conselhos Municipais, para a elaboração do plano, vai se realizar nos dias 26 e 27 de outubro, a partir das 18h30, no auditório do CREA Regional de Londrina, localizado na Avenida Duque de Caxias, 630. O evento será destinado aos técnicos do município e membros dos Conselhos Municipais.

A elaboração do PLHIS resulta em um conjunto de objetivos, metas, diretrizes e instrumentos de ação e intervenção para o setor habitacional, além de se considerar outros aspectos relacionados à habitação, como infraestrutura, questões ambientais e sociais, saúde, entre outros. O PLHIS envolve diversas secretarias do município e tem o prazo de conclusão definido para o dia 31 de dezembro deste ano. O plano de cada sociedade civil organizada é, portanto, um complexo de ações feito pelo poder público de cada município.

A importância do PLHIS, de acordo com o diretor técnico da COHAB, Jonas Villar Pitz, deve-se ao fato de se tratar de um trabalho de base, para a criação de um planejamento do município: “o plano prevê a elaboração de um diagnóstico dos problemas habitacionais do município, com vistas à implementação de sua política habitacional, através de um planejamento estratégico de ação e priorização dos investimentos nessa área”.

Esta primeira etapa, que vai ocorrer nos próximos dias, é indispensável à elaboração de um bom plano para a cidade de Londrina. “Ao capacitar os Conselhos Municipais e qualificar o pessoal técnico para a elaboração do plano, os frutos desse trabalho poderão ser colhidos num futuro bem próximo. O plano vira um projeto de lei que, posteriormente, vira lei e depois tem que ser uma linha mestre do Conselho Municipal de Habitação, que vai se pautar por esse plano”, ressalta Pitz.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos