Prefeito anuncia prorrogação do aviso prévio para agentes comunitários
Pronunciamento foi feito durante a solenidade de formatura de cerca de 150 agentes, que teriam seus avisos prévios expirados depois de amanhã
O prefeito Barbosa Neto e o secretário de Saúde, Agajan Der Bedrossian, anunciaram, na tarde de hoje (25), que irão prorrogar, em cerca de um mês, o aviso prévio para os agentes comunitários de saúde (ACS) do município. O aviso prévio dos funcionários terminaria depois de amanhã, dia 27, por causa do rompimento do contrato com o Centro Integrado e Apoio Profissional (Ciap). O secretário explicou que o prazo será prorrogado por mais, no máximo, 30 dias, prazo no qual a Prefeitura pretende contratar outra empresa em caráter provisório. Dentro de seis meses, o secretário espera que os funcionários possam ser contratados diretamente pelo município.
Barbosa Neto lamentou não poder agir legalmente de forma mais incisiva em relação a esse caso. “Nós gostaríamos de ter feito mais do que aquilo que é a nossa obrigação, que é melhorar a saúde pública na cidade. Não temos que chorar aqui o leite derramado, mas precisamos, acima de tudo, falar a verdade. Nós herdamos essa situação. Não foi o Doutor Agajan, não foi o Barbosa Neto, nem ninguém da nossa equipe que assinou esse contrato que admitiu vocês pelo Ciap”, discursou o prefeito.
“Desde o primeiro momento, nós sempre respeitamos os agentes comunitários de saúde, os agentes de endemias. Tanto é verdade que já fizemos um concurso e já temos contratados pela prefeitura, para evitar qualquer outro tipo de desgaste, os agentes de endemias. É uma pena que a lei impeça que nós pudéssemos já ter feito isso antes, também, com os agentes comunitários. Desde que nós assumimos, nós nunca atrasamos o salário de ninguém, nunca deixamos um centavo sequer de reposição salarial deixasse de ser entregue aos servidores do município”, ressaltou Barbosa Neto.
O secretário de saúde, Agajan Der Bedrossian, comentou sobre o caso, que Londrina não pode prescindir dos agentes comunitários no trabalho de saúde do município. “A gente sabe da ansiedade de vocês, em relação a essa situação. Então, anunciamos que será prorrogado o aviso prévio, por não mais que 30 dias, para que possamos contratar outra instituição em caráter provisório. Em seis meses, esperamos ter uma definição de fato, que seria talvez a absorção do pessoal pelo município”, informou o secretário.
Cerimônia de formatura
Um total de seis turmas, compostas por agentes comunitários de saúde, participou da cerimônia de conclusão do curso de formação e capacitação promovido pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS) e pela Secretaria Municipal de Saúde. Cerca de 150 alunos receberam os certificados de conclusão e outros 72 foram apresentados, integrando novas turmas, que já começaram a ter aulas em setembro deste ano.
A gerente de educação em saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Sueli Inocente, destacou o trabalho e o esforço dos agentes para a realização do curso. “Hoje é uma tarde especial. Depois de seis meses de esforço, vocês estão prontos. A gente formou pessoas muito boas, algumas das quais, se o município não tivesse fornecido o passe de ônibus, não poderiam nem comparecer ao curso. Eu me orgulho de olhar e dizer que ajudei a formar vocês”, comemorou Inocente.
O chefe da 17ª Regional de Saúde do Estado, Adilson Castro, também comentou sobre a importância do curso de formação. “É mais uma ação de desenvolvimento em parceria entre as três instâncias de saúde do país, o município, o Estado do Paraná e o Ministério da Saúde. Temos certeza que, após a conclusão desse curso, poderemos ver um salto de qualidade no atendimento à população”, elogiou Castro.
Foto: Luiz Jacobs