Atletismo londrinense brilha em campeonato estadual
Equipe conquistou o primeiro lugar na classificação geral por equipes; jovens atletas obtiveram ótimos resultados individuais
Após conquistar o título nas categorias masculino e feminino na 53º edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAP´s), o atletismo londrinense consolida-se, mais uma vez, como uma potência no Paraná. No último final de semana, o retrospecto positivo foi confirmado, tanto na classificação geral por equipes como por alguns resultados individuais durante o Campeonato Paranaense de Atletismo Mirim (até 15 anos) e Pré-mirim (13 anos), disputado em Campo Mourão.
Dos 44 atletas que compõem a equipe londrinense, algumas revelações puderam mostrar seu desempenho na pista, como é o caso de Sérgio Braguetto, grande destaque com duas medalhas de ouro e apontado pela Federação Paranaense de Atletismo (FAP) como melhor atleta do Estado na categoria mirim. Ainda no masculino, Marcelo Augusto e Wellerson Vivi confirmaram o favoritismo, após vencer as provas de 1.000 metros rasos e com obstáculo, respectivamente.
No feminino, a medalha de ouro ficou para Eliza Vilas Boas, nos 250 metros com barreira, e Dalila Célis, nos 80 metros com barreira. Já na categoria pré-mirim, a surpresa Henrique Manuel Lopes venceu a prova dos 80 m e obteve o melhor índice técnico da competição. Destaque, também, para Anderson Cordeiro, primeiro lugar nos 60 e 150 metros rasos.
“Os ótimos resultados obtidos no Paranaense não revelam apenas o bom trabalho feito com os atletas, mas a influência disso na atuação do grupo todo”, explicou o coordenador de atletismo da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) e um dos técnicos da equipe, José Eugênio Zaninelli.
De acordo com o coordenador, a equipe agora se prepara para a disputa dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup´s) em novembro. “Vamos para Foz do Iguaçu com a expectativa de trazer mais títulos para a cidade, reafirmando assim o atletismo londrinense como potência no Paraná”, ressaltou.
Zaninelli recordou das mais de 150 medalhas conquistadas só em 2010. Ainda neste ano, o atletismo rendeu 12 títulos por equipe para Londrina. Como forma de incentivar o esporte, a FEL repassa anualmente R$ 260 mil para a modalidade. Esses recursos são divididos e investidos nas categorias pré-mirim, mirim, menor, juvenil, sub-23, adulto e as direcionadas para o JAP´s e Jojup´s.
Treinamentos
“É importante frisar que a prática do atletismo é gratuita. Não cobramos nada para aqueles que desejam conhecer o esporte e, quem sabe, tornar isso como estilo de vida”, argumentou Zaninelli. O convite feito pelo coordenador é direcionado a todas as crianças que querem praticar o atletismo.
Para os iniciantes, os treinamentos sempre acontecem às terças-feiras de manhã, a partir das 8h, e no período da tarde, às 15h, na pista de atletismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL). “É mais um incentivo para melhorar a coordenação, flexibilidade e agilidade”, concluiu. Junto com José Eugênio Zaninelli, os técnicos Gilberto Miranda, Fernando Donatan, Anderson Souza e Thiago Lorenzato comandam a equipe londrinense.