CidadãoCoronavirus

Prefeitura certificou mais de 400 empresas por boas práticas no combate ao coronavírus

Quase 26 mil trabalhadores foram orientados sobre prevenção da doença no local de trabalho

 

Em maio deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou o projeto “Saúde do Trabalhador em Tempos de COVID-19: Como se proteger e evitar a disseminação”. O objetivo é orientar as empresas sobre a implantação de boas práticas no ambiente de trabalho, por meio de um treinamento com foco no enfrentamento do novo coronavírus.

Até o momento, foram capacitados 3.782 multiplicadores, atingindo cerca de 25.918 trabalhadores de 415 empresas de Londrina. Destas, 167 tiveram parceria estabelecida pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), e outras 159 por busca ativa dos profissionais do projeto.

Também houve 43 encaminhamentos da Vigilância Sanitária, por questões relacionadas à saúde do trabalhador, denúncias e empresas com surto, ou solicitações do Ministério Público do Trabalho; 26 pela Diretoria de Atenção Primária (DAPS) da SMS; 10 pelo Disque Coronavírus, e nove por meio de parceria com sindicatos e associações.

Foto: Emerson Dias

Para o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, as empresas que seguem as boas práticas fazem total diferença na prevenção do covid-19. “Sabemos que, mesmo com a pandemia, as pessoas precisam trabalhar. Quando as empresas e os funcionários seguem as orientações básicas, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social, eles promovem um ambiente mais seguro para todos, possibilitando as atividades sem comprometer a saúde dos seus profissionais e da cidade como um todo”, explicou.

Segmentos – A capacitação foi realizada em 19 condomínios residenciais e dois comerciais; sete empresas da construção civil; 19 indústrias; 31 escolas, 59 igrejas; 66 prestadores de serviços (incluindo salões de estética/cabelereiro, empresas comerciais, shoppings centers, lojas, cooperativas de reciclagem, outras); 56 pousadas e empreendimentos de turismo, restaurantes e bares; e mais três bancos.

Foto: Emerson Dias

Além das empesas, o treinamento se estendeu aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde: agentes comunitários de saúde, funcionários da limpeza e administrativos. Abrangeu ainda professores e equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, servidores do Instituto do Desenvolvimento Rural Paraná e Instituto Água e Terra Paraná.

A capacitação é ministrada pelos profissionais do Núcleo Ampliado em Saúde da Família (NASF) e Estratégia da Saúde da Família (ESF) que, por integrarem os grupos de risco para Covid-19, estão trabalhando em regime de teletrabalho. Também participam docentes e estudantes do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Dentre as principais orientações repassadas estão: sinais e sintomas da COVID-19; fluxos de atendimentos em Londrina para o sintomático respiratório; lavagem correta das mãos com uso de papel toalha para secagem; uso adequado da máscara, reforçando a importância do distanciamento social; importância de evitar a aglomeração nos horários de descanso e alimentação; informações sobre o Disque Coronavírus. E além da videoconferência, o projeto encaminha material de apoio para auxiliar na continuidade das práticas de prevenção.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a fisioterapeuta e do NASF, Michelle Moreira Abujamra Fillis. Telefone disponível no N.Com, no 3372-4188.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos