Semana do Café traz qualidade para produção local
O evento sediará o Concurso Café Qualidade Paraná, que premia os melhores produtores cafeeiros em três categorias
Londrina está dando o pontapé inicial a uma nova fase no mercado cafeeiro pé-vermelho. O motivo é a estreia da Semana do Café, realizada de 4 a 7 de novembro, com o objetivo de resgatar a tradição na produção de café londrinense. O evento foi lançado hoje (28), durante a coletiva semanal do prefeito Barbosa Neto.
“A história de Londrina se confunde com o café. Com esta Semana, será possível dar visibilidade à cultura cafeeira, que já foi símbolo da cidade”, destacou o prefeito. Ele também frisou o fato do evento movimentar a economia local, tanto hoteleira quanto gastronômica, visto que cerca de 400 produtores virão a Londrina, como participantes do Concurso Café Qualidade Paraná.
A disputa está em sua 8ª edição, e há 5 anos não era sediada em Londrina. Conforme o coordenador estadual do Projeto Concurso Café e integrante da Câmara Setorial do Café, Cilésio Abel Demoner, as dez regiões participantes da etapa paranaense têm qualificação para passar para o concurso nacional. “Com a união de todas essas áreas produtoras, o café entra em um processo de diversificação, que adiciona mais qualidade, inclusive para exportação”, observou.
Com vistas à popularização dos diversos tipos de grãos existentes na produção local, o chefe regional do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Ildefonso Haas, explicou sobre a importância da divulgação. “Precisamos recuperar o nome do Paraná no café. Hoje, a população só conhece o produto vendido em mercado, e não sabe dos cafés de altíssima qualidade produzidos aqui para exportação. Se isso se popularizar, será possível abaixar o preço de todo o processo de produção, refletindo no valor para o consumidor final”, destacou.
Conforme a secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa, o Paraná já foi considerado o maior produtor de café, e Londrina a produtora mundial do grão. “Trazendo o concurso e a Semana do Café para a cidade, temos a garantia de um café de qualidade. E reunindo em Londrina o que o estado tem de melhor neste ramo, o produto local vai sair da cidade e ganhar o mercado nacional”, enfatizou.
Já o diretor de Turismo do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Cristiano Feijó, avalia o aspecto de crescimento e visibilidade que a Semana do Café e o concurso proporcionarão. “Estamos apostando na ideia do evento, esperando que ele se torne tradição e dê um impulso aos produtores locais”, complementou.
Entre os 400 candidatos, estarão presentes dois produtores londrinenses, que conquistaram os primeiros lugares na etapa regional do concurso, realizado dia 7 de outubro. Mirian Suzuki, do distrito de Lerroville, levou a medalha de ouro, pelo café natural que produz, e Valdenir Gonçalves, também de Lerroville, venceu a categoria agricultura familiar. Há uma terceira categoria, a do café cereja descascado.
A Semana do Café é realizada em uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Codel e da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, os Ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).
Também é parceiro, o Londrina Conventions & Visitors Boureaux, a Câmara Setorial do Café do Estado do Paraná, a Associação Brasileira da Indústria de Café e a Sociedade Rural do Paraná. Ainda como patrocinadores, figuram a Itamaraty e o Cedro Hotel. Estiveram presentes na coletiva, os vereadores Gaúcho Tamarrado e o líder do Executivo na Câmara Municipal, Tito Valle.
Agenda
Para os produtores presentes, haverá palestras e debates acerca do assunto, além de um café da manhã na abertura do evento, dia 4, a partir das 8h. Também, será realizado um leilão, das 10h às 15h, aberto a produtores e investidores da área. Para divulgação da Semana do Café, haverá uma exposição sobre a história do grão no Museu Histórico de Londrina, de 3 a 6 de novembro.
Durante todos quatro dias de evento a empresa Itamaraty disponibilizará stands para degustação em quatro hotéis da cidade: Londristar, Blue Tree, Thomasi e Cedro. A empresa vai promover, ainda, um almoço para os produtores, dia 4, às 13h. As atividades serão realizadas no Parque de Exposições Ney Braga.
Foto Camilla Balsani