Destaques

Semana do Café traz qualidade para produção local

O evento sediará o Concurso Café Qualidade Paraná, que premia os melhores produtores cafeeiros

O evento sediará o Concurso Café Qualidade Paraná, que premia os melhores produtores cafeeiros em três categorias

Londrina está dando o pontapé inicial a uma nova fase no mercado cafeeiro pé-vermelho. O motivo é a estreia da Semana do Café, realizada de 4 a 7 de novembro, com o objetivo de resgatar a tradição na produção de café londrinense. O evento foi lançado hoje (28), durante a coletiva semanal do prefeito Barbosa Neto.

“A história de Londrina se confunde com o café. Com esta Semana, será possível dar visibilidade à cultura cafeeira, que já foi símbolo da cidade”, destacou o prefeito. Ele também frisou o fato do evento movimentar a economia local, tanto hoteleira quanto gastronômica, visto que cerca de 400 produtores virão a Londrina, como participantes do Concurso Café Qualidade Paraná.

A disputa está em sua 8ª edição, e há 5 anos não era sediada em Londrina. Conforme o coordenador estadual do Projeto Concurso Café e integrante da Câmara Setorial do Café, Cilésio Abel Demoner, as dez regiões participantes da etapa paranaense têm qualificação para passar para o concurso nacional. “Com a união de todas essas áreas produtoras, o café entra em um processo de diversificação, que adiciona mais qualidade, inclusive para exportação”, observou.

Com vistas à popularização dos diversos tipos de grãos existentes na produção local, o chefe regional do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Ildefonso Haas, explicou sobre a importância da divulgação. “Precisamos recuperar o nome do Paraná no café. Hoje, a população só conhece o produto vendido em mercado, e não sabe dos cafés de altíssima qualidade produzidos aqui para exportação. Se isso se popularizar, será possível abaixar o preço de todo o processo de produção, refletindo no valor para o consumidor final”, destacou.

Conforme a secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa, o Paraná já foi considerado o maior produtor de café, e Londrina a produtora mundial do grão. “Trazendo o concurso e a Semana do Café para a cidade, temos a garantia de um café de qualidade. E reunindo em Londrina o que o estado tem de melhor neste ramo, o produto local vai sair da cidade e ganhar o mercado nacional”, enfatizou.

Já o diretor de Turismo do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Cristiano Feijó, avalia o aspecto de crescimento e visibilidade que a Semana do Café e o concurso proporcionarão. “Estamos apostando na ideia do evento, esperando que ele se torne tradição e dê um impulso aos produtores locais”, complementou.

Entre os 400 candidatos, estarão presentes dois produtores londrinenses, que conquistaram os primeiros lugares na etapa regional do concurso, realizado dia 7 de outubro. Mirian Suzuki, do distrito de Lerroville, levou a medalha de ouro, pelo café natural que produz, e Valdenir Gonçalves, também de Lerroville, venceu a categoria agricultura familiar. Há uma terceira categoria, a do café cereja descascado.

A Semana do Café é realizada em uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Codel e da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, os Ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

Também é parceiro, o Londrina Conventions & Visitors Boureaux, a Câmara Setorial do Café do Estado do Paraná, a Associação Brasileira da Indústria de Café e a Sociedade Rural do Paraná. Ainda como patrocinadores, figuram a Itamaraty e o Cedro Hotel. Estiveram presentes na coletiva, os vereadores Gaúcho Tamarrado e o líder do Executivo na Câmara Municipal, Tito Valle.

Agenda

Para os produtores presentes, haverá palestras e debates acerca do assunto, além de um café da manhã na abertura do evento, dia 4, a partir das 8h. Também, será realizado um leilão, das 10h às 15h, aberto a produtores e investidores da área. Para divulgação da Semana do Café, haverá uma exposição sobre a história do grão no Museu Histórico de Londrina, de 3 a 6 de novembro.

Durante todos quatro dias de evento a empresa Itamaraty disponibilizará stands para degustação em quatro hotéis da cidade: Londristar, Blue Tree, Thomasi e Cedro. A empresa vai promover, ainda, um almoço para os produtores, dia 4, às 13h. As atividades serão realizadas no Parque de Exposições Ney Braga.

Foto Camilla Balsani

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos