Destaques

Prefeitura discute igualdade racial em Londrina

Prefeitura discute igualdade racial em Londrina

Parceria com outros órgãos ligados ao tema tem uma série de atividades em comemoração do Dia da Consciência Negra, comemorado no próximo dia 20

A Prefeitura de Londrina, através do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR), e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) realizam uma série de atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra, que será feriado pela primeira vez na cidade no próximo dia 20 de novembro. Trata-se do “Londrina Celebra Zumbi”.

De acordo com a gestora pública de Promoção da Igualdade Racial e coordenadora da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da região Sul, Maria de Fátima Beraldo, o debate teve importantes avanços neste ano. “Com a sanção do estatuto que lida com essas questões no dia 20 de julho e a sua regulamentação em outubro pelo presidente Lula são os exemplos principais”, disso.

Segundo a gestora, o momento positivo também pode ser percebido em Londrina, graças ao Dia da Consciência Negra, projeto de autoria do vereador Tito Vale (PMDB), líder do prefeito na Câmara Municipal. “O feriado traz de volta a discussão e a necessidade de implantar políticas públicas nos padrões corretos da igualdade racial”, comentou.

Hoje, das 14h às 18h, acontece uma mesa redonda sobre o tema “Cotas” com os professores Rosane Borges, representante do Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos (NEEA) da instituição; Fábio Lanza, coordenador do Laboratório e Estudos Afro-Brasileiros (Leafro) e Helena Andrei, docente do curso de Ciências Sociais. O evento acontece na sala 108 do Centro de Ciências Humanas (CCH).

Amanhã, ocorre a mostra de cinema e debate sobre o filme “Vida Nova por Acaso” no Colégio Estadual Ana Molina Garcia (rua Rosa Branca, 200). A discussão sobre a igualdade racial se estende para a cidade de Marilena (PR). Um grupo de profissionais ligados ao tema participam da palestra “A Lei 10.639 e seus desdobramentos” na parte da manhã e ministram oficinas para os professores da rede estadual e municipal da cidade no período da tarde.

A jornalista Silvia Castro aborda o assunto “A mídia e o negro”, seguido da yalorixá Vilma Oliveira, que discute “O negro e a religião”, do professor Braga, que aprofunda o tema “O negro e a música” e da professora Sandra Aguilera, que trabalha “A auto-estima da criança negra”.

Encerrando a programação desta semana, a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) sedia o debate sobre o “Projeto Brasil 2022 – A democracia, o desenvolvimento e as políticas de promoção da igualdade racial” na sexta-feira, das 8h às 18h. Prefeitos de várias cidades do Paraná abordam a temática do evento com o secretário adjunto da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Paraná (Seppir), João Carlos Nogueira.

Além da Prefeitura de Londrina e da UEL, o NEEA, Leafro e o Coletivo Pró-Cotas, participam da organização de todas as atividades do “Londrina Celebra Zumbi”.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos