Destaques

Eleição para diretor segue regra do Plano Decenal da Educação

Eleição para diretor segue regra do Plano Decenal da Educação

Plano estabelece mandato de dois anos e permite apenas uma reeleição, na eleição convocada pela Secretaria de Educação, para dezembro

A Secretaria de Educação, Karen Sabec Viana, esclareceu que as novas regras para eleição de diretor das escolas da rede municipal estão em conformidade com o Plano Decenal da Educação, que estabelece mandato de dois anos e permite, ao ocupante do cargo, apenas uma reeleição. Anteriormente, o mandato era de três anos e os diretores podiam se reeleger, ininterruptamente.

A posição foi anunciada pela Secretária, aos cerca de 50 profissionais do magistério, entre diretores, professores e pais de alunos, que foram conversar com ela e com o prefeito Barbosa Neto, durante o programa “Prefeitura nos Bairros”, que estava acontecendo na Escola Municipal Nina Gardemann, no jardim Tókio, região oeste.

Karen Viana disse que, do total de 88 instituições da rede (77 escolas e 11 centros de educação infantil), 28 delas, ainda, têm diretores cujos mandatos vêm se prolongando por mais de uma reeleição, estando no cargo entre 15 e 20 anos. “É uma medida proveitosa para a educação como um todo. É a garantia do direito democrático de todos participarem”, afirmou a secretária. “No formato anterior, as pessoas se sentiam acuadas. É uma oportunidade para a escola se renovar”, completou Karen.

“Nós estamos apenas cumprindo o Plano Decenal, que impede mais de dois mandatos seguidos para diretor de escola. Aliás, é uma reivindicação da maioria dos professores que desejam se candidatar. Não é uma ação da nossa administração. O que fazemos é apenas o cumprimento da lei”, disse o prefeito Barbosa Neto.

O prefeito disse, também, que o plano é democrático e legítimo e deve ser respeitado e que, em nenhum momento do seu governo, vai mexer no direito sagrado de eleição direta para a escolha de diretor de colégio. “Eu não admito acabar com a eleição de diretor de escola. Também, sou contra a intervenção”, enfatizou.

A diretora do colégio Nina Gardemann, Teresa Cristina Canhadas Furlaneto, aprovou a medida da secretaria. “A insatisfação dos diretores não é geral. Aguardamos com bastante expectativa a convocação das eleições com as novas regras. Acreditamos na oportunidade”, disse.

As eleições para a escolha dos diretores das 88 instituições da rede municipal de ensino serão realizadas em dezembro. Para concorrer ao cargo, o professor precisa ter formação em pedagogia e administração escolar, além de estar lotado na instituição em que pretende concorrer.

Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos