Cidadão

Vila Cultural Brasil promove oficina de cinema com Luiz Mioto

Aulas serão realizadas aos sábados, de 13 de novembro a 11 de dezembro; após as aulas teóricas, os alunos vão produzir um documentário

Uma parceria entre a Vila Cultural Brasil e o cineclube Ahoramágica resultou na promoção de um curso de produção cinematográfica, direcionado a jovens e adultos. A oficina terá duração de um mês, sempre aos sábados, entre 13 de novembro e 11 de dezembro. O ministrante do curso será o historiador Luis Mioto, que também é coordenador do grupo de estudos em cinema Ahoramágica. O investimento é de R$ 30,00.

Ao longo das cinco semanas de curso, serão abordadas noções iniciais sobre o cinema, e o último dia será reservado para a produção de um documentário pelos alunos. Nesse sábado (13), Mioto vai explicar o que é cinema; os gêneros cinematográficos; os discursos imagéticos; a captura do real; as vanguardas cinematográficas; a importância política e sensibilizadora do cinema.

No dia 20, serão apresentadas noções de fotografia; iluminação; filtros; movimentação da câmera; planos; transições; criação de seqüencias; captação de áudio; diferentes funções numa equipe cinematográfica. Na outra semana, dia 27, os alunos debaterão a temática social; estrutura de um roteiro; formação da equipe de filmagem.

O quarto dia do curso será reservado para aula sobre edição de vídeo: formatos de vídeo; conversores; direitos autorais; cortes transições; trilha sonora; e noção básica do programa de edição Windows Movie Maker. No último dia, 11 de dezembro, os alunos farão as filmagens para o documentário. A edição ficará a cargo de Luis Mioto.

As aulas serão realizadas sempre das 15h às 18h. Ao final do curso, os participantes recebem um certificado, com carga horária de 20 horas. De acordo com o ministrante, o tema do documentário será decidido pelo próprio grupo. “Ao longo do curso, vamos elaborando a temática, e discutindo a viabilidade. Normalmente, damos preferência por filmar em algum local próximo à Vila Cultural mesmo, para evitar gastos maiores”, afirmou Mioto.

Sobre a destinação do documentário, ele comentou que ainda não há nada planejado. “A nossa intenção é de que o documentário possa servir como material didático nas escolas. A última oficina produziu um documentário sobre o café; a anterior foi sobre o uso de drogas. Uma cópia vai ficar com cada participante do curso, e outra disponível na Vila Cultural, para que os professores interessados utilizem o material como base para discussões em sala de aula”, declarou.

“A intenção do curso é tirar o estranhamento das pessoas que têm interesse pelo tema. Pretendemos desmistificar a idéia de que fazer cinema é difícil, porque isso acaba afastando quem quer trabalhar com esse meio. Por outro lado, vamos mostrar a real dificuldade na produção dos filmes e documentários, algumas coisas que precisam de recursos. Vamos apresentar mesmo o cinema aos participantes”, avaliou Luis Mioto.

As inscrições podem ser feitas na própria Vila Cultural Brasil, que fica na rua Uruguai, 1656.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos