Londrinenses vão ao RJ a convite do Ministério da Saúde
Debate nacional vai contar com a participação de servidoras do Cerest na definição de parâmetros para relação entre câncer e trabalho
O Ministério da Saúde vai promover, nos próximos dias 22 e 23, debate nacional para a criação de um Protocolo para definir o atendimento de câncer relacionado ao trabalho. A reunião será realizada no Rio de Janeiro, e duas servidoras do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Londrina (Cerest) vão participar das discussões. A fisioterapeuta Claudete Romaniszen e a enfermeira Renata Silva Baldo foram convidadas pelo próprio Ministério a estarem no Rio de Janeiro na próxima semana.
O Cerest, em parceria com o Departamento de Saúde Pública da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e o Hospital do Câncer de Londrina, desenvolvem um projeto para detectar as ocorrências de câncer na cidade que podem ser, de alguma forma, relacionadas ao trabalho. De acordo com Claudete Romaniszen, o Ministério tomou conhecimento do projeto, e convidou as funcionárias para debater a confecção de um protocolo relacionado ao tema.
“É um ganho para Londrina, ter técnicas da própria Prefeitura participando de discussão nacional. Também atesta a qualificação do quadro de funcionários da autarquia”, avaliou a fisioterapeuta. “Também vamos implantar as decisões do Ministério na cidade, tentar levar as informações para o Hospital do Câncer e para toda a rede pública de saúde”, completou Romaniszen.