Crianças terão sessões de contação de história na sexta-feira
A temática abordada pelo livro foi escolhida em decorrência do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro
A Biblioteca Pública Municipal promove amanhã (19) duas sessões de contação de histórias para crianças, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro. Às 9h e às 14h30, será narrado o livro “Menina Bonita do Laço de Fita”, pelas bibliotecárias e estagiárias do local, com a temática da conscientização, em relação à diversidade etnicorracial.
A tônica do livro é decorrente da celebração e conta a história de um coelho que faz de tudo para ter a mesma cor de sua amiga negra que usa fitas no cabelo. Ele fica intrigado de onde a menina herdou tal cor e passa a história toda admirando a beleza da amiga. Na obra, de Ana Maria Machado, é destacado o fato de diferenças serem fatores positivos na convivência entre as crianças.
Para o diretor de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Rovilson Silva, esta abordagem faz parte das políticas de inserção efetiva do negro na cultura e literatura brasileira. “Vivemos em uma sociedade plurirracial, é importante que a abordagem literária contemple estas questões”, explicou.
Entre as atividades promovidas pela biblioteca para este fim, entre as crianças, está a montagem de um painel interativo, no qual os pequenos poderão montar, pintar e desenhar acerca do tema. A visitação às sessões é aberta, mas é preferencial que seja marcada, para uma melhor organização dos bibliotecários. A Biblioteca Pública fica na avenida Rio de Janeiro, 413.