Cidadão

Dia Mundial de Luta contra Aids tem programação especial

Diversos eventos serão realizados no decorrer da semana; este ano, público alvo serão jovens de 15 a 24 anos, que formam 1/3 dos infectados em Londrina

Desde 1987, o 1º de dezembro foi estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Mundial de Luta Contra a Aids, adotado pelo Brasil a partir de 1988. Para este ano, a data marca novamente ações de conscientização quanto à prevenção da doença e ao preconceito. Mas, em especial, está em discussão o crescimento dos casos de infecções entre jovens de 15 a 24 anos.

Por isso, a Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de DST/HIV/Aids, Tuberculose e Hepatite da Secretaria Municipal de Saúde, promove uma série de atividades relacionadas ao tema. Segundo a gerente do programa, Regina Cortez, de 1985 a 2009, foram registrados 1.937 casos de Aids em Londrina, com 726 óbitos. “O índice caiu muito após 1996, quando os tratamentos foram aperfeiçoados”, afirmou.

Regina Cortez lembrou que, de cada caso confirmado de Aids, há cinco pessoas infectadas pelo vírus HIV que não apresentaram sinais de acometimento. “Isso significa que devemos ter quase 10 mil pessoas com HIV em Londrina”, mensurou. Do índice de londrinenses com Aids, aproximadamente, um terço está na faixa entre 15 e 24 anos.

Na avaliação da gerente, apesar do aumento das informações acerca do uso de preservativos, os jovens ainda demonstram imaturidade, com relação ao uso da camisinha. “O uso precisa ser de consenso, negociado e discutido entre o casal. E, muitas vezes, esses casais interpretam que, se o parceiro quer usar preservativo, é porque está tendo relações extraconjugais”, analisou.

“Além disso, muitas meninas, ainda como um reflexo de uma sociedade machista, aceitam não usar camisinha por subordinação, especialmente após a terceira relação, quando criam mais confiança no parceiro”. Regina Cortez também pontuou a falta de cuidados na transmissão vertical (de mãe para filho) e no compartilhamento de seringas na aplicação de drogas injetáveis.

Para agilizar o processo de detecção da Aids, Londrina já oferece o chamado Teste Rápido em 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS), além do Centro de Referência, que fica na Alameda Manoel Ribas, nº 1, em frente ao edifício Julio Fuganti.

Programação

Em menção ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Secretaria Municipal de Saúde preparou uma série de atividades, que tiveram início já nesta semana. Participam da organização dos eventos, as Secretarias de Estado da Educação, por meio do Núcleo Regional de Ensino de Londrina, e de Saúde, através da 17ª Regional de Saúde, Secretarias Municipais de Assistência Social, Cultura, Idoso e Mulher, Pastoral da Aids, Comissão Municipal de Aids (ComuniAids), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e ONGs que atuam na prevenção da doença.

Desde ontem (22) até sexta-feira (26), os profissionais das Unidades de Saúde de Londrina, maternidades públicas, privadas e filantrópicas de Londrina e região estão  sendo capacitados para realização do Teste Rápido de HIV em 100% das maternidades.

Amanhã (24), a banda Os Enguias Elétricas se apresentam, a partir das 11h30, no Restaurante Universitário (RU) da UEL. Questões relacionadas à prevenção da Aids entre jovens serão tratadas durante o show. Também, haverá distribuição de preservativos entre os estudantes.

Na próxima terça-feira (30), a Paróquia Nossa Senhora do Amparo, que fica na rua do Caquizeiro, nº 117, jardim Interlagos, promove Testes Rápidos para HIV, das 09h às 12h.

No dia 1º, foi preparada uma intensa programação, com apresentações musicais no Calçadão, das 11h às 18h. Entre os grupos que comandam os espetáculos, estão a Banda de Músicos de Londrina, Grupo Kotobuk de Dança Japonesa e Banda Bafo Quente.

Na mesma data, escolas estaduais  vão trabalharão o tema com os adolescentes, público alvo desta campanha, com realização de trabalhos que envolvam o tema no ambiente escolar. As Unidades Básicas de Saúde também contribuirão, com campanhas locais de diagnóstico precoce (Teste Rápido para HIV), em parceria com as escolas estaduais de sua área de abrangência.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos