Educadores sociais recebem certificados de capacitação
Após participarem de curso de formação ao longo do ano, profissionais receberam certificações das mãos do prefeito Barbosa Neto
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, entregou, na tarde de hoje (30), os certificados do curso de formação de 14 educadores e técnicos da Rede de Serviços de Convivência Socioeducativa. Cada homenageado representou uma das instituições que participou do curso, que formou, ao total, 170 profissionais, após a realização de oito encontros preparatórios ao longo do ano.
A solenidade aconteceu na sede da Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel). O curso foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Os encontros abordavam temáticas concernentes ao trabalho com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A carga horária da capacitação é de 50 horas.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, a formação de educadores para a rede socioeducativa, responsáveis por proporcionar às crianças, adolescentes e jovens uma educação para a cidadania e participação comunitária em horários do contraturno escolar, é importante para o atendimento integral aos novos cidadãos.
“Isso permite chegarmos a um novo patamar, que é o de atuar na prevenção e não apenas na correção”, pontuou. “A meta será analisar cada aluno, em cada entidade, para descobrir todas as necessidades, porque a criança e o adolescente têm que ser prioridades absolutas de qualquer governo”, avaliou. Ao todo, as 14 instituições participantes atendem a 3.462 crianças e adolescentes.
Entre os campos de ação dos educadores, estão atividades artísticas e educativas e trabalhos de integração familiar. “Essa formação representa o avanço que Londrina vive nas políticas de assistência social”, observou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Silmeri Patricia Rossi.
Barbosa Neto lembrou que os educadores da rede socioeducativa são responsáveis por cuidar da vida das pessoas que mais precisam de atenção. “Esses profissionais estão de parabéns, por investirem neles mesmos e, consequentemente, em Londrina, porque quanto melhor a qualificação, melhor o atendimento às nossas crianças”, afirmou.
O prefeito lembrou que, mesmo com dificuldades financeiras, a Prefeitura de Londrina conseguiu ampliar importantes programas assistenciais. “Vamos trabalhar gora integrando as Secretarias de Assistência Social e Educação, promovendo uma gestão inovadora de políticas assistenciais, incluindo nisso a escola de tempo integral”, enfatizou.
Após a entrega solene dos certificados, os participantes continuaram reunidos, para dar fim aos trabalhos do oitavo e último encontro do curso. Ainda na parte da manhã, foram ministradas duas palestras e, à tarde, foram realizados debates e discussões sobre assuntos ligados à área.
Foto: Luiz Jacobs