Gestores da política de assistência recebem certificados
A ação faz parte do Programa de Formação de Lideranças realizado no SEBRAE e desenvolve habilidades dos gestores da Secretaria da Assistência Social
Foram entregues hoje (2), os certificados do Programa de Formação de Lideranças, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) . A solenidade aconteceu às 15 horas, na sede dessa entidade e contou com a presença do prefeito de Londrina, Barbosa Neto, da Secretária Municipal de Assistência Social, Jaqueline Micali, e do gerente e da consultora do SEBRAE, respectivamente, Heverson Feliciano e Adiles da Maia.
O Programa de Formação de Lideranças foi realizado nos meses de outubro e novembro na sede do SEBRAE de Londrina, e destinado a 35 gestores de Política de Assistência Social. Hoje, os gestores receberam os certificados de conclusão do programa.
O prefeito Barbosa Neto lembrou a importância de se aplicar ações que capacitem pessoas. “Não tem maior investimento do que investir na capacitação das pessoas”. Observou também, que este momento foi uma oportunidade única de juntar o setor administrativo às pessoas da ponta da assistência social. Segundo Barbosa, a formação de lideranças é difícil, mas o SEBRAE proporciona um suporte prático e teórico que possibilita essa ação.
Barbosa Neto ainda destacou que essa é a primeira vez que o município investe tanto no setor de assistência. “Inclusive, amanhã, será sancionada a lei que regulamenta todas as políticas públicas de assistência social no município. Com a lei, não se pode mais retroceder nas políticas feitas até agora”, observou.
Para a secretária Municipal de Assistência Social, Jaqueline Micali, este foi um momento importante para a secretaria de assistência. “Estamos reafirmando a importância da secretaria de assistência e a gente quer avançar, não somente continuar”. Segundo Jaqueline, essa ação proporcionou uma maior compreensão e estruturação da secretaria. “Trabalhamos com a população mais carente, que precisa muito de nós e para isso precisamos estar fortalecidos. E foi este o momento”, destacou.
De acordo com a consultora do SEBRAE, Adiles da Maia, a importância do Programa de Formação de Lideranças está em dar o suporte para o trabalho dos gestores de Política de Assistência Social. “Se nós trabalhamos com pessoas, e a assistente social lida diretamente com pessoas, nada mais adequado do que a pessoa estar preparada para lidar com as situações do dia a dia”, disse.
O gerente do SEBRAE, Heverson Feliciano, destacou a importância da secretaria de assistência lidar com a população e parabenizou o programa por valorizar as pessoas “As empresas de sucesso são as empresas que valorizam as pessoas”, concluiu.
Participante do Programa de Formação de Lideranças, a gestora Rosiane Modesto, enfatiza que a experiência foi boa, pois aproximou os setores administrativos com a parte de gestão. “A gente pode conhecer mais o trabalho que cada um desenvolve e foi um momento de integração entre as pessoas”, comentou.
Este Programa de Formação de Lideranças foi viabilizado pelas gestoras do SEBRAE, também de Londrina – Simone Milan Shawarski e Lúcia Moraes e executado pela consultora Adiles da Maia, sendo subsidiado 100% pelo SEBRAE.
Fotos: Luiz Jacobs




