Mais de 9 mil pessoas participam da eleição para diretores
A eleição ocorreu na última terça-feira (14) em 63 unidades escolares das zonas urbana e rural. O resultado deve ser homologado na segunda-feira (20)
Professores, servidores concursados, pais e alunos com mais de 16 anos, cadastrados na Secretaria Municipal de Educação, foram às urnas na última terça-feira (14) para escolher os novos diretores das escolas municipais. A eleição foi realizada em 63 unidades escolares das zonas urbana e rural, além de 11 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).Os 6.266 pais e 2.978 servidores compareceram às urnas, contabilizando 9.244 votos válidos no total.
Das 66 escolas municipais urbanas, 59 estão com o processo eleitoral regular e, em 6 delas, não há certeza de que os diretores eleitos vão assumir. Já a escola municipal Eugênio Brugin, de acordo com a assessora técnica administrativa da secretaria de educação, Edna Scheel, deverá passar por um novo processo eleitoral no dia 21 (terça-feira) por conta de um processo judicial.
Dos 11 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) que participaram das eleições, 10 elegeram seus diretores e em um a posse irá acontecer por indicação. Nas 10 escolas rurais houve 6 eleitos e 4 indicações.
A presidente da comissão eleitoral central, Sandra Regina Maximiano Leme, destacou que a eleição ocorreu tranquilamente. “Ela ficou dentro do esperado e contou com uma boa participação dos eleitores, mesmo em época de final de ano”, observou.
O resultado da eleição deve ser homologado nesta segunda-feira (20). Já a posse dos coordenadores está prevista para o dia 28 de janeiro de 2011. A eleição prevê o mandato de até dois anos para o diretor, período que pode ser ampliado por outros dois anos, conforme consta no decreto 1134/2010 do Plano Decenal de Educação, que regulamenta a lei 9.337 de 19 de janeiro de 2004.




