Destaques

Prefeitura intensifica prevenção contra a dengue na região leste

Prefeitura intensifica prevenção contra a dengue na região leste

Força tarefa que acontece amanhã e quinta-feira reúne 600 funcionários da administração municipal; acúmulo de lixo é o motivo principal da preocupação

A Prefeitura de Londrina montou uma força tarefa para combater a dengue na região leste, área populacional que tem apresentado grande incidência do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. O mutirão, que acontece amanhã e quinta-feira a partir das 7h30, reúne 600 funcionários da administração municipal, sendo que 300 são da Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, 25 caminhões foram disponibilizados para intensificar a prevenção. Do total, 12 estarão nas ruas e o restante fica disponível para eventuais ocorrências.

A ação começa no jardim Marabá e será dividida para outros bairros da região, como Ideal, Interlagos, Morro do Carrapato, Santa Fé, Santa Terezinha e Meton. Segundo o secretário de Saúde, Agajan Der Bedrossian, a região leste apresenta um número acentuado de lixo acumulado, motivo que agrava ainda mais a situação. “O descuido total é visível no depósito que vai desde sacos plásticos até móveis abandonados”, comentou.

Bedrossian justificou que o mutirão é uma medida de precauçãoBedrossian justificou que o mutirão é uma medida de precaução para que o Levantamento Rápido do Aedes Aegypti (Lira) de janeiro não apresente dados preocupantes. “Não queremos que a epidemia registrada em 2003 volte a ser realidade no município. Para garantir a tranqüilidade, a prevenção tem que começar desde cedo”, disse o secretário.

De acordo com o vice-prefeito José Joaquim Ribeiro, a operação não terá eficiência caso a população não participe. “Retirando o lixo da sua residência, a comunidade facilita o trabalho dos agentes. Convocamos os moradores para aderir a essa proposta e ajudar na prevenção”, disse.

Um quadro comparativo levantado pela Secretaria de Saúde aponta os índices de infestação do mosquito na região leste nos dois últimos Liras, realizados em agosto e outubro deste ano, respectivamente. No meio do ano, os bairros que vão receber o mutirão contra a dengue apresentaram 0,47% de infestação. O levantamento de outubro 2010 detectou 1,01% na região leste.

Em casos confirmados da doença, a Secretaria de Saúde contabiliza atualmente 1.950 em Londrina, sendo que 815 são do centro e 570 da região leste, áreas que concentram presentes na reunião 72% de todas as situações comprovadas no município.

Entre os presentes na reunião que organizou o mutirão, hoje pela manhã, estava o diretor da Vigilância Sanitária, João Martins, o coordenador de Endemias, Elson Belisário e a diretora de Epidemiologia, Sandra Caldeira.

 

 

Fotos: Luiz Jacobs

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos