Prefeitura vistoria avenidas e ruas para planejar obras dos próximos anos
Existem projetos e estudos para a execução de melhorias em vias como as avenidas das Maritacas e Vinicius de Moraes, além da rua Charles Lindemberg

Nesta terça-feira (9), equipes da Prefeitura de Londrina estarão em diferentes áreas da cidade para realizar visitas a avenidas e ruas que deverão receber obras na gestão do prefeito Marcelo Belinati. Este é o início de uma ação integrada que busca verificar, “in loco”, quais as melhores soluções para o desenvolvimento de obras que estão sendo elencadas como prioritárias. O trabalho abrange análises sobre projetos que já começaram a ser elaborados e outros que ainda serão criados. Isso ocorrerá, paralelamente, às ações de vistorias e fiscalizações que já estão em curso para o acompanhamento de obras em andamento.
A agenda de visitas inclui sete pontos e as atividades irão ocorrer a partir das 10h, se estendendo até o período da tarde, com a última visita prevista para as 16h15. Dentre os participantes, estarão os secretários municipais de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, e de Obras e Pavimentação, João Verçosa, juntamente com engenheiros e técnicos da Prefeitura.
Segundo Cavazotti, este cronograma de trabalho será importante para aprimorar os planejamentos e projetos de obras da Prefeitura, propiciando um melhor acompanhamento dos serviços e mais eficácia e rapidez nas execuções. “A partir de toda a experiência obtida nos primeiros anos da atual gestão municipal, que nos possibilitou melhorar os processos de elaboração, contratação e realização das obras, a intenção agora é intensificar a integração das secretarias envolvidas e buscar as soluções e adaptações mais adequadas a cada projeto. As visitas conjuntas aos locais servem para, desde o início do planejamento, definir de forma acertada os direcionamentos necessários, pensando em todos os detalhes. Todas as obras prioritárias terão essa atenção ampliada desde os primeiros passos”, afirmou.
O primeiro local visitado será a Rua Constantino Pialarissi, às 10h. Nessa via, que fica próxima à Universidade Estadual de Londrina (UEL), o objetivo é realizar duplicação de pista até a rotatória do Condomínio Royal Golf. O projeto ainda inclui a execução de galeria pluvial, ciclovia, calçada e iluminação pública.
Na sequência, às 10h45, a equipe se desloca até a avenida Vinicius de Moraes. Para este local, está prevista a construção de uma ponte de transposição sobre o Ribeirão Esperança, criando acesso da estrada Armarinho Paulista até avenida Vinicius de Moraes, próximo à UEL. Um dos objetivos seria desafogar parte do tráfego da avenida Madre Leônia Milito para quem transita no sentido região sul e sudoeste da cidade.
Ainda pela manhã, às 11h30, o trabalho continua na avenida Cruzeiro do Sul, para onde está sendo estudada a duplicação e outras ações em trecho de 800 metros, aproximadamente, dessa avenida até a rotatória com a BR-369.
Já à tarde, a agenda começa às 14h com visita à avenida das Maritacas, que terá projeto para obra de pavimentação e alargamento de pista. O trecho a ser trabalhado fica entre a avenida Angelina Ricci Vezozzo e rua Pedro Boratin.
Às 14h45, a atividade será na rua Potiguares, ao lado do Terminal Rodoviário de Londrina. Essa via deverá ser contemplada com adequação viária no trecho entre as avenidas Jorge Casoni e Dez de Dezembro.

A penúltima agenda será a partir das 15h30, na avenida dos Pioneiros, que já passa por obras de duplicação e melhorias. Nessa área, a Prefeitura também fará uma ciclovia e adequações viárias em toda a extensão do canteiro entre a rua dos Coqueiros e rua Carmela Dutra, e, depois, seguindo pela avenida dos Pioneiros. As três vias ganharão essas melhorias, com implantação de ciclovia segregada no canteiro central. Além disso, será construída uma rotatória, que abrigaria um hub de ciclovias em quatro direções, sendo duas saídas na avenida dos Pioneiros e mais duas na avenida das Laranjeiras.
Fechará o cronograma uma visita, às 16h15, à rua Charles Lindemberg, na região sul. A Prefeitura está estudando melhorias de alargamento e duplicação da via como uma alternativa ao viaduto sobre o parque Arthur Thomas, que seria uma obra de alto custo à administração municipal.
Agenda
10h – Rua Constantino Pialarissi
10h45 – Avenida Vinicius de Moraes
11h30 – Avenida Cruzeiro do Sul
14h – Avenida das Maritacas
14h45 – Rua Potiguares
15h30 – Rua dos Coqueiros
16h15 – Rua Charles Lindemberg