Destaques

Portal da prefeitura trouxe inovações aos usuários

Portal da prefeitura trouxe inovações aos usuários

O portal, que está no ar desde julho, trouxe novos recursos que atraíram mais usuários; por dia o número de acessos corresponde a quatro mil

Nos cinco meses de funcionamento do portal da prefeitura- www.londrina.pr.gov.br, lançado no dia 15 julho, os usuários puderam perceber várias inovações. De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação da prefeitura, Edvaldo de Alcântara Oliveira, por conta dos novos recursos do portal, a utilização é maior. “São quatro mil acessos diários ao portal e 55 mil pessoas diferentes por mês”, observou.

Neste novo portal é possível saber quantas pessoas acessam o site diariamente e o local de onde elas acessam, o que não era possível com o site antigo. “Antes, a gente só tinha o controle de acesso de alguns serviços online, hoje a gente tem do portal todo”, frisou.

Oliveira elencou várias melhorias do portal, como o aspecto visual, que está mais moderno e funcional. “Outro ponto a ser observado é a acessibilidade. Agora as pessoas com deficiência visual conseguem acessar o portal, através de programas baixados no próprio portal da prefeitura”, disse. Oliveira pontuou ainda como melhoria, o recurso de busca, no qual as pessoas podem achar o que procuram, a partir da palavra solicitada. “Todos os jornais oficiais também podem ser buscados”, afirmou.

As enquetes possibilitam que a população opine sobre diversos assuntos. O portal da prefeitura está na quarta enquete, que é sobre as hortas comunitárias. A primeira enquete foi sobre a reformulação do portal, em que três a cada quatro participantes emitiram parecer favorável às mudanças. As outras duas enquetes promovidas pelo portal foram sobre a Guarda Municipal e as academias ao ar livre, ambas com resultados positivos.

“A manutenção do portal também é um aspecto importante. Ela é descentralizada, ou seja, cada secretaria faz a manutenção do conteúdo que lhe diz respeito, o que faz com que mais pessoas sejam responsáveis para manter as informações atualizadas”, observou Oliveira. Ele apontou ainda como mudança positiva, a parte das notícias, de responsabilidade do Núcleo de Comunicação da prefeitura. “O próprio Núcleo acaba tendo uma condição melhor de cadastrar, de acompanhar e de buscar as notícias”, frisou. “Há também a galeria de imagens, de vídeos, a conta no twitter, disponibilização de fotos para a imprensa; que são possibilidades muito além do que se gente tinha antes”, completou.

Oliveira ressaltou ainda que o retorno do portal é positivo. “Há aqueles que têm alguma observação, alguma restrição; mas 90% do feedback que eu tive, foram opiniões positivas”.

Novos recursos

Os recursos e serviços disponíveis na Internet só crescem. Desde o lançamento do portal, foram feitas algumas inovações, como, por exemplo, o alvará fácil, onde a pessoa interessada em abrir uma empresa, consulta no portal se ela pode abrir o negócio no endereço desejado e em seguida, em alguns minutos, faz o cadastro e consegue um alvará provisório.

“A gente vai lançar também o Sistema Integrado de Processos da Prefeitura (Sipweb), através do portal. Aqueles serviços que as várias secretarias julgarem que convém abrir para a internet, serão abertos”, explicou. “Muitos serviços da prefeitura exigem a apresentação de documentos, mas eu diria que a maioria dos serviços poderá ser solicitada pela internet. A meta de lançamento é fevereiro de 2011”, concluiu.

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos