Campanha incentiva população a elogiar equipes de saúde que atuam no combate à Covid-19
Objetivo é valorizar médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares, que há um ano lutam arduamente contra a pandemia, e incentivá-los a não desistirem

Com o aumento dos casos de Covid-19 no País e a intensificação dos trabalhos para aqueles que estão na linha de frente, a Ouvidoria-Geral do Município de Londrina retoma a campanha, lançada em julho de 2020, de elogios a esses profissionais e trabalhadores de saúde. O agravamento da pandemia afeta não só pacientes e familiares, mas também o quadro de servidores e funcionários que atendem a população. Aumento da jornada de trabalho, dos óbitos, e o novo perfil de pacientes com a doença são fatores que impactam o emocional.

A proposta da campanha vem pelo fato de que muitas pessoas, que foram atendidas ou tiveram familiares e amigos que receberam a atenção destes profissionais, querem agradecer, mas não saber como fazê-lo. E o elogio ao trabalho ou mensagens de carinho e afeto ajudam a elevar o ânimo e a coragem destes milhares de profissionais, para que não desistam de sua missão. Principalmente, para que continuem atuando com atenção e carinho a população, mesmo neste momento de incertezas e desânimo.
A ideia é que um canal específico, como a Ouvidoria-Geral do Município, recepcione estas informações e, principalmente, canalize aos setores destes profissionais. “Queremos que a população atendida possa demonstrar sua gratidão a estas pessoas. As equipes de saúde estão lutando incansavelmente para minimizar as perdas e dar o melhor conforto a centenas de pacientes que chegam diariamente nas unidades de saúde”, afirmou o ouvidor-geral do Município, Alexandre Sanches Vicente.
A campanha não é inédita, e tem como único objetivo levar mensagens de incentivo aos médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares que trabalham com afinco para combater a Covid-19. “Hoje, muitos se lembram dos profissionais que estão na linha de frente da vacinação, com atendimento adequado e primando pela saúde da população. Porém, temos ainda aqueles que recepcionam os pacientes com sintomas, realizam os exames e diagnosticam os sintomas. Estes estão lutando como podem para que os efeitos sejam minimizados além de correrem o risco, mais que qualquer um, de também de contrair a doença”, salientou o Ouvidor-Geral.

Nos meses de julho e agosto de 2020, por meio desta mesma campanha, dezenas de mensagens foram encaminhadas. Esta demonstração de carinho por parte da população fez a diferença para muitos que viram um motivo a mais de continuar sua batalha pela vida dos milhares de londrinenses.
“Muitos desses profissionais e trabalhadores sacrificam sua vida familiar para se dedicar a salvar vidas de quem não conhecem. Com máscaras, dificilmente serão reconhecidos pelas pessoas. Porém, uma mensagem de alento, o carinho através das palavras, do reconhecimento do que estão fazendo, com certeza, fará a diferença para que não desanimem e nem parem esta missão. E queremos bem isso: que as pessoas possam voltar a incentivar estes profissionais a continuarem lutando”, enfatizou o ouvidor-geral.
Como participar – Para registrar seu elogio, basta acessar a página da Ouvidoria-Geral do Município no Portal da Prefeitura e acessar o formulário on-line. Ele é simples e fácil de preencher. Se preferir, o cidadão pode ligar no telefone 162, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h45.
As demais linhas telefônicas e horários de funcionamento da Ouvidoria-Geral do Município podem ser conferidos na página do órgão. “Vamos fazer a diferença na vida de quem está na luta contra a Covid-19. Cada mensagem é importante e chegará, com toda certeza, a esses profissionais que realizam a sagrada missão de salvar vidas”, ressaltou Vicente.
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, também incentiva que a população apoie os trabalhadores e profissionais da linha de frente. “Os esforços são diários, por parte de cada servidor e funcionário de saúde. Receber o agradecimento e o elogio da comunidade será um excelente estímulo para que a luta continue sendo travada com muita garra, além de renovar a esperança de todos”, afirmou.
Para a imprensa: outras informações com o ouvidor-geral do Município, Alexandre Sanches Vicente, no 3372-4165.