Busto de Getúlio Vargas é devolvido ao local de origem

Monumento que homenageia ex-presidente havia sido retirado para a instalação de quiosques; ação foi um pedido da museóloga Elenice Dequech
Uma solenidade marcou, na manhã desta sexta-feira (14), a restituição do busto do ex-presidente Getúlio Vargas ao seu local de origem, no centro da praça que leva o nome do ex-presidente, que já esteve em Londrina, no início dos anos 40.
Segundo a museóloga Elenice Mortari Dequech, o busto foi retirado do centro da praça e assentado num canto, há muitos anos, para atender aos interesses pessoais daqueles que queriam a instalação de quiosques no centro da cidade.
Graças ao empenho da museóloga, o busto foi devolvido ao local de origem. Essa é uma das ações que a Prefeitura de Londrina, juntamente com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), está executando para a revitalização dos espaços que eram ocupados pelos quiosques.
Elenice Dequech falou ainda da importância do ex-presidente Getúlio Vargas para o país, e ressaltou que é dever de todos a preservação da memória. “Espero que os sindicalistas de Londrina mantenham esta praça. Ele é um vulto para os trabalhadores, esteve em Londrina e representa, para o Brasil, um dos maiores vultos da história” completou.
Aristides Niero, morador em Londrina há quase 72 anos, agradeceu ao prefeito e à museóloga pelo retorno do busto ao seu local de origem. “Eu já morava em Londrina, quando o presidente Getúlio Vargas esteve aqui no prédio da Rádio Londrina em 1943, portanto, agradeço a iniciativa, em nome de todos” disse o pioneiro.
O prefeito Barbosa Neto, por sua vez, ressaltou que o ato tem um significado especial, já que a praça havia sido desrespeitada anteriormente, quando retiraram o busto. “Estamos também determinando a instalação, ainda hoje, de oito bancos neste local. Com isso, estamos devolvendo o busto para o local de onde ele jamais deveria ter saído” enfatizou.
Barbosa Neto ainda falou da importância da Lei Cidade Limpa para a revitalização dos pontos históricos da cidade. “Com a Lei Cidade Limpa, traremos de volta a paisagem original de Londrina, retirando estas placas que atrapalham a visão dos prédios históricos da cidade” explicou.
Fotos: N.com




