Destaques

Prefeitura vistoria obras do acesso à rua Bolívia e nova sede do SAMU nesta terça

Também haverá fiscalização nas obras do Lagoa Dourada

A Prefeitura de Londrina realiza, na manhã desta terça-feira (23), visitas de fiscalização integrada em três obras públicas municipais, dando continuidade ao trabalho de acompanhamento que vem sendo intensificado junto às empresas contratadas.

As vistorias começam, às 9h, nas obras de construção da alça de acesso da avenida Dez de Dezembro à rua Bolívia. Depois, às 10h, será visitada a construção da nova sede regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Por fim, haverá fiscalização na obra de revitalização do Lagoa Dourada, na região sul, a partir das 11h.

Foto: Emerson Dias

Participam das atividades os secretários municipais de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada; de Gestão Pública, Fábio Cavazzoti; e de Obras e Pavimentação, João Verçosa.

Nova Sede do SAMU – A construção da nova sede do SAMU está em andamento, próximo ao Terminal Rodoviário de Londrina, na Avenida Dez de Dezembro, 1.650, esquina com Rua Potiguares. A edificação está sendo realizada em um terreno com área total de 4.716 m², e a obra terá metragem de 2.057,63 m², com 1.670 m² de área construída e reforma de mais 430 m². Com as obras, o SAMU ganhará uma sede centralizada, ampliada e moderna para atender a população. Os serviços atualmente são distribuídos em endereços diferentes e a construção da nova sede, em uma área privilegiada, permitirá agilizar e qualificar ainda mais os processos de trabalho. Hoje, a regional do SAMU de Londrina, inaugurada em 2004, atende uma abrangência de 21 municípios, que totalizam cerca de um milhão de habitantes.

Foto: Emerson Dias

A construção da estrutura de concreto do novo prédio, que terá um piso térreo e mais três andares, está caminhando para as etapas finais. As equipes agora estão trabalhando na execução da laje do terceiro andar. Também estão em andamento serviços para edificação de alvenaria e da parte hidráulica, bem como intervenções para execução da caixa de elevador do prédio. O cercamento dos fundos da sede, em muro palito, está cerca de 70% construído. Uma antena de transmissão, com mais de 40 metros de altura, já foi instalada. A área onde será feito o heliponto, aos fundos do piso térreo, está sendo preparada para a implantação de concreto armado.

As estruturas antigas, que já existiam no terreno, onde antigamente havia um posto de gasolina, estão sendo revitalizadas. Toda a cobertura do imóvel foi trocada e foram realizadas demolições e retiradas de algumas partes, para que o prédio ganhe novo revestimento e recebe as adequações necessárias.

A Prefeitura está investindo cerca de R$ 4,5 milhões para realizar as obras, em execução pela empresa MTX Construções Ltda. A previsão de entrega é para o segundo semestre de 2021.

A nova sede contribuirá para aprimorar os fluxos de atendimento do SAMU. A estrutura abrange estacionamento para a frota de ambulância, heliponto de atendimento aeromédico, alojamento, refeitório, recepção, banheiros com acessibilidade, sala do Complexo Regulador de Urgência, sala de rádio, salas de coordenação médica e enfermagem, salas administrativas e de reuniões, salas de treinamento, auditório e salas de apoio, entre outros espaços.

Dez de Dezembro – Os serviços iniciais na avenida Dez de Dezembro estão em andamento desde o dia 3 de março. Antes e depois do viaduto da rua Bolívia, há frentes de trabalho atuando na avenida. As equipes fizeram as demarcações da obra e estão trabalhando para criar a fundação, iniciar serviços de terraplanagem e a construção de muros de contenção. Mais detalhes sobre a obra podem ser acessados neste link https://blog.londrina.pr.gov.br/?p=94163 .

Foto: Vivian Honorato

Esta obra contempla diversas intervenções e possibilitará a criação de acessos que irão melhorar o fluxo de trânsito em diferentes pontos. Uma nova alça de acesso interligará a Dez de Dezembro, no sentido norte-sul, até a rua Bolívia. Este trajeto também contará com uma rotatória, entra as ruas Panamá e Adriático, que vai abrir novas opções de tráfego, inclusive com uma passagem do bairro diretamente para a Dez de Dezembro, no sentido da PR-445.

A mesma obra ainda terá a construção de mais duas alças de conexão no sentido sul-norte da Dez de Dezembro, para criar ligações com a região leste, na abrangência do aeroporto. Um dos acessos será da avenida para a rua da Aeronáutica, logo após a altura da rua Charles Lindemberg, antes do viaduto da rua Bolívia. A conexão abrirá passagem direta para a rotatória da Praça João Negrão, que dá caminho para vias como a avenida Salgado Filho e outras. Já o segundo acesso, neste lado da obra, permitirá o fluxo inverso, com ligação da rotatória da Praça João Negrão para a avenida Dez de Dezembro.

Ao todo, a obra terá 5.650 m² apenas em pavimentação. Haverá serviços de drenagem com a ampliação e aprimoramento da capacidade das galerias de águas pluviais em diferentes trechos. Serão construídas novas calçadas e haverá instalação de iluminação pública com sistema LED.

O investimento aproximado é de R$ 2,9 milhões, com prazo de execução de 210 dias. Os serviços estão sendo executados pela empresa TCE Engenharia LTDA, contratada via licitação.

Foto: Emerson Dias / arquivo

Lagoa Dourada – A revitalização do fundo de vale do Lagoa Dourada, no Jardim Monte Belo, região sul, está nas últimas etapas de serviços. A pista de caminhada e a academia ao ar livre estão concluídas, e está em curso a colocação dos mobiliários urbanos novos. As calçadas internas e externas estão praticamente finalizadas.

A iluminação, que contempla 193 novas luminárias com sistema LED, está na reta final. Mais de 90% da reforma do campo de futebol está pronta. Neste espaço, foi instalado um novo alambrado, gramado e novos refletores de iluminação. Alguns serviços adicionais para correção de drenagem de águas pluviais também prosseguem. A última fase terá a execução de sinalização viária, paisagismo e instalação de estrutura de totens pré-moldados e placas. A empresa responsável pela execução é a Universo Empreendimentos.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos