Cidade

Jardim Califórnia ganha a 10ª horta comunitária

Localizada na esquina das ruas Adolfo Bezerra de Menezes com a Charles Lindemberg, será inaugurada amanhã, às 11h, pelo prefeito Barbosa Neto

Será inaugurada amanhã (15), às 11h, a 10° horta comunitária da cidade,  localizada na esquina das ruas Adolfo Bezerra de Menezes com a Charles Lindemberg, no Jardim Califórnia. A horta, cultivada em uma área de 2.000 m², conta com uma grande diversidade de hortaliças, principalmente,l alface, almeirão, beterraba, brócolis, cebolinha, cenoura, jiló, quiabo, rabanete, repolho, rúcula e salsinha.Todas estas verduras foram plantadas por  um grupo de 25 famílias residentes no bairro.

A secretária de Agricultura, Marisol Chiesa, diz que a horta comunitária é um trabalho muito importante e que vem sendo desenvolvido pela secretaria, pois interfere diretamente na vida das famílias participantes. “A horta influencia diretamente na alimentação dessas pessoas, que passam a dispor de alimentos frescos, cultivados através do principio de agricultura orgânica”, afirmou. A secretária ainda destaca que, além de melhorar a alimentação, a horta melhora também a renda familiar. Eles podem comercializar o excedente de suas produções“ disse.

O engenheiro agrônomo responsável pelo programa Hortas Comunitárias, Carlos Eikiti Hirooka, lembra que amanhã será o início de uma nova fase do programa para as 25 famílias, que participam da horta comunitária no Jardim Califórnia. “Essas famílias plantaram juntamente com a secretaria de agricultura essas hortaliças. Nós acompanhamos de perto até o momento da inauguração e agora a comunidade cuida do que foi plantado”, comentou.  

Carlos Eikiti Hirooka  disse, ainda, que o programa busca criar entre essas famílias uma ação  comunitária de hábitos mais saudáveis. “A horta gera, entre eles, uma ação comunitária. Buscamos, ainda, que eles criem o hábito de produzir e consumir as hortaliças”, afirmou.

A líder da horta comunitária no Jardim CAlifórnia, Luciana Aparecida dos Santos, disse que o programa foi acolhido pela comunidade. “O processo de plantação foi bom, além de ser algo necessário às famílias. As pessoas aceitaram bem a horta”, observou. Luciana espera ainda que as hortaliças, livres de agrotóxicos, ajudem a melhorar a alimentação das famílias. “Passar a ter acesso a uma diversidade de hortaliças  ajuda as pessoas a cultivar hábitos alimentares mais saudáveis”, constatou a líder da horta.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos