Prefeito é homenageado pelo Aeroclube de Londrina

Aeroclube de Londrina completa 70 anos hoje; prefeito Barbosa Neto é visto como uma alavanca ao progresso da aviação na cidade
O prefeito Barbosa Neto foi homenageado hoje (21), pela manhã, durante comemoração ao aniversário de 70 anos do Aeroclube de Londrina. O presidente do Aeroclube, Humberto Sérgio Cavalcante Marcolino, agradeceu o apoio concedido pela Prefeitura e pelo interesse do prefeito Barbosa Neto pela aviação.
“A gente enxerga na pessoa do prefeito Barbosa Neto um digno sucessor do ex- prefeito, Miguel Blasi, e de todos aqueles prefeitos que fizeram com que o Aeroclube expandisse. Inclusive, os nossos terrenos foram doados pela Prefeitura, para a implantação do Aeroclube. Eu vejo nas ações do prefeito uma digna continuidade desse interesse pela aviação e por tudo de bom que ela pode trazer para os cidadãos de Londrina”, reconheceu o presidente do Aeroclube.
Barbosa Neto recebeu uma placa, como uma das autoridades que estão alavancando o progresso da aviação da cidade, entregue pelas mãos da instrutora de vôo, Patrícia. Outros homenageados durante a cerimônia foram o superintendente do aeroporto, Vinicius Rezende Pio, ali representado por Valéria Stocco Gil; o empresário Homero Mascaro Garcia, que cedeu uma aeronave ao Aeroclube, ali representado pela esposa Patrícia Garcia; e o chanceler da Universidade do Norte do Paraná (Unopar), Marco Antônio Laffranchi, representado pela coordenadora do curso de ciências aeronáuticas da Unopar, professora Vivien Apª Corazza da Costa.
O presidente do Aeroclube agradeceu pelo dom de voar, mas, em especial, pelo dom de ensinar a voar. “As asas das nossas aeronaves e os potentes motores aeronáuticos nos permitem voar. Mas somente a nossa fé pode fazer com que a nossa alma acompanhe os nossos vôos, dando sentido verdadeiro a tudo aquilo que fazemos”, disse Marcolino. Ele agradeceu também aos funcionários, instrutores, alunos, sócios, diretores e admiradores do Aeroclube.
Marcolino ressaltou a importância dos aviões na construção da cidade de Londrina. “O Aeroclube ajudou a fechar os grandes negócios de café, foram nas asas dos nossos aviões, que o progresso da cidade caminhou”, destacou o presidente. “E, desde essa época, o aeroclube vem colaborando com a formação de pilotos” completou.
O prefeito Barbosa Neto agradeceu a homenagem e garantiu que a Prefeitura está trabalhando pela aviação da cidade. “Uma das nossas grandes conquistas nesta administração foi a assinatura do convênio com a Infraero, para que possamos melhorar o aeroporto de Londrina”, garantiu o prefeito.
“Estaremos lutando bastante, com todo esforço da Prefeitura, para que o Museu Tecnológico de Aviação seja um dos melhores do Brasil, garantindo mais essa conquista para a cidade de Londrina”, disse Barbosa Neto, completando o elenco de melhorias, promovidas pela Prefeitura, para o progresso da aviação na cidade.
Aeroclube
O Aeroclube de Londrina foi inaugurado no dia 21/1/1941, fundado pelo então prefeito Miguel Blassi, pelo doutor Anísio Figueiredo, eleito o primeiro presidente, permanecendo no cargo até 1943, e por outros sócios.
Desde então, o Aeroclube tem trabalhado na formação de profissionais da aviação. Um trabalho que garantiu à instituição, em 2007, reconhecimento como uma das melhores do Brasil, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Desde a sua fundação, já passaram por lá, 5.625 pessoas. Em 2010, 212 alunos foram formados nos cursos de instrutor de vôo, piloto comercial, piloto privado, mecânico aeronáutico e comissário de vôo. E mais 83 alunos formados pelo curso prático de vôo, totalizando 4.012 horas de vôo.
Os instrutores, que antes eram seis, foram dobrados este ano. Juntamente com isso, foram adquiridos dois novos simuladores de vôo e incorporadas três aeronaves à frota. A expectativa é voar cinco mil horas em 2011.
3º domingo aéreo
O ex-presidente e ex-diretor do Aeroclube, Elvis Douglas Brantegani, anunciou, durante a solenidade, o 3º domingo aéreo, que será realizado no dia 20 de março.
A festa será organizada voluntariamente por ele, que é um apaixonado pelo Aeroclube. A festividade será aberta ao público de Londrina e região, numa perspectiva de 12 mil pessoas participantes.
A festa, sem fins lucrativos, faz parte da comemoração dos 70 anos do Aeroclube, com objetivo de apresentá-lo à população. O prefeito Barbosa Neto aceitou o convite e, na data da festa, irá saltar de paraquedas.
Fotos: Luiz Jacobs




