Prefeitura de Londrina implanta Programa de Incentivo à Inovação para servidores
Iniciativa é voltada aos colaboradores da administração direta e indireta e visa ouvir as ideias dos servidores públicos sobre como melhorar a administração municipal

Na manhã desta segunda-feira (29), o prefeito Marcelo Belinati e o secretário municipal de Governo, Alex Canziani, lançaram o Programa de Incentivo à Inovação, voltado aos servidores públicos municipais, sejam eles da administração direta, autárquica ou fundacional.
O objetivo é ouvir as ideias e as propostas dos servidores municipais, que podem ser implementadas na Prefeitura de Londrina para melhorar a qualidade do atendimento e dos serviços públicos prestados aos cidadãos, assim como o ambiente de trabalho dentro das secretarias e demais pastas. Assim, a Prefeitura espera valorizar seu quadro de profissionais e aperfeiçoar os tramites e processos de trabalho que vêm sendo realizados em Londrina.

“Muitas vezes, o servidor está trabalhando há 10, 20 ou 30 anos e conhece como ninguém os processos internos da Prefeitura. Porém, não tem uma oportunidade de se expressar, de dar sua ideia e de melhorar o serviço público. Às vezes, o serviço público pode ser melhorado com ideias simples que podem ser colocadas em prática, trazendo assim economia de recursos públicos que podem ser reinvestidos em outras áreas, além de mais eficiência para a máquina pública e melhores condições de trabalho para o servidor. A somatória dessas ações vai resultar na melhoria do serviço público e em benefício para o cidadão”, disse o prefeito Marcelo Belinati durante o lançamento do programa.
A iniciativa da Prefeitura de Londrina partiu da Secretaria Municipal de Governo e será colocada em prática com a Escola de Governo do Município. Com ela, os gestores públicos pretendem promover e incentivar a cultura da inovação no serviço público, assim como disseminar as soluções inovadoras entre as secretarias municipais, autarquias e fundações de Londrina.

Para isso, as ideias inovadoras serão valorizadas e reconhecidas, estimulando a proatividade entre todos e em prol do interesse público. “Estamos lançando esse programa voltado para trazer inovação para o serviço público, para estimular os nossos servidores, para eles trazerem boas ideias que impactem suas secretarias e a administração como um todo e principalmente para reconhecermos e valorizarmos as equipes e os serviços que trabalham de forma proativa em benefício do interesse público. Isso pode ser feito por meio de um novo processo, que pode gerar uma economia de recursos, um trabalho mais ágil ou uma melhoria no atendimento no usuário”, explicou o secretário de Governo.
Inscrição – O edital completo com todas as informações sobre o programa e como participar estará na edição do Jornal Oficial do Município desta segunda-feira (29) e no site da Escola de Governo da Prefeitura de Londrina (clique aqui). A partir de hoje (29), com a publicação do edital, os interessados poderão se inscrever. As inscrições se encerrarão em 15 de maio deste ano.
Os interessados devem acessar o site da Escola de Governo para fazer sua inscrição. Estes poderão apresentar projetos de inovação e aperfeiçoamento, de impacto para sua secretaria e ideias que impactem à administração pública como um todo. Com o programa, os projetos e ideias serão avaliados de zero a 10 pontos, nos quesitos de inovação, resultado da ideia inovadora para o serviço público, economia para o serviço público e benefícios para as pessoas e para o órgão público.
O processo de seleção dos trabalhos será feito de 15 a 31 de maio. O resultado será publicado no dia 1º de junho, cabendo interpor recursos quanto ao mesmo pelo prazo, máximo, de dois dias, ou seja, dias 2 e 3 de junho. A execução dos projetos selecionados deverá iniciar nos dias 5 e 6 de junho e os servidores terão até o dia 31 de agosto para implementar a ideia na sua secretaria.
A partir do dia 1º de setembro até o dia 31 de outubro, a comissão avaliadora analisará os resultados das ideias colocadas em prática. No dia 7 de novembro será publicado o resultado final do projeto mais inovador da Prefeitura de Londrina. A premiação com menção honrosa será feita durante o Fórum de Inovação da Gestão Pública, que acontecerá em Londrina. “Vamos premiar as ideias mais inovadoras, mas o mais importante é o reconhecimento do servidor, que terá a oportunidade de falar o que ele pode fazer para implementar como uma melhoria em seu local de trabalho”, completou Alex Canziani.

Para a deputada federal, Luísa Canziani, que faz parte da frente parlamentar da inovação, parabenizou a Prefeitura de Londrina pelo projeto e disse estar feliz em ver a cidade de Londrina buscando a inovação dentro de seus processos e tramites burocráticos. “É muito bom, enquanto jovem, ver que a Prefeitura de Londrina inovando e demonstrando o quanto essa iniciativa é importante para nosso município e para os servidores, que nos bastidores são aqueles que fazem as coisas acontecerem, que lidam com a burocracia e a tramitação de todos os processos. Parabéns para toda a equipe da Secretaria de Governo e a toda Prefeitura de Londrina”, finalizou Luísa Canziani.

Para a secretária municipal de Recursos Humanos de Londrina, Juliana Bellusci Faggion, a iniciativa é considerada importante, porque é um incentivo para os profissionais que realizam trabalhos, pesquisas e estudos que podem ser apresentados para a administração pública, podendo ajudar a melhorar e aprimorar seu serviço. “Eu mesma fiz uma dissertação de mestrado, em que pesquisei vários professores da rede pública de ensino e fiz toda uma pesquisa sobre isso, mas na época não tive a oportunidade de mostrá-la para a administração. Por isso, quando eu vejo essa iniciativa, que vem dar incentivo para que todos possam mostrar suas boas ideias, e se sentirem parte da administração pública, gera uma motivação muito grande, que é maior do que o incentivo pecuniário, porque é a possibilidade de se sentir parte do local e valorizada”, recordou Bellusci.

Além das autoridades já mencionadas, participaram do lançamento o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, e o vereador Matheus Thum, que representou a Câmara de Vereadores de Londrina. “Tenho certeza que os servidores de Londrina são um dos melhores do Brasil, porque eles não fazem o que acham e sim o que têm certeza para fazer, têm conhecimento e técnica para fazer. Isso é aproveitar o potencial máximo dos servidores”, disse Thum.
Para a imprensa: Outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Governo, Alex Canziani, pelo 3372-4003.