Destaques

Prefeito inaugura 12ª horta comunitária na segunda-feira

Prefeito inaugura 12ª horta comunitária na segunda-feira

As 50 detentas do 4º Distrito Policial serão beneficiadas com hortaliças em seu cardápio; horta será mais uma ação desenvolvida pelo projeto “Tecendo o Futuro”

O prefeito Barbosa Neto inaugura nesta segunda-feira (31), às 16h30, no 4º Distrito Policial (avenida Dez de Dezembro, 4.440), a 12ª horta comunitária de Londrina. O programa desta vez beneficia as 50 detentas, com alface, salsinha, cebolinha, almeirão, chicória, brocólis, rabanete, rúcula, cenoura, beterraba, jiló e couve.

A proposta da horta é uma parceria entre o 4º Distrito Policial, a Secretaria Municipal de Agriculta e Abastecimento e a Secretaria Municipal da Mulher, que desenvolve, com as detentas, o projeto “Tecendo o Futuro”.

De acordo com a secretária da Mulher, Sueli Galhardi, a horta será mais uma ação desenvolvida pelo projeto “Tecendo o Futuro”. “O trabalho na horta, além de visar à socialização, vai ajudá-las na redução das suas penas”, explicou a secretária.

A horta ficará sob responsabilidade de algumas detentas, que serão selecionadas para a função.

“Mesmo com a criação do programa, é necessário ressaltar que a manutenção é responsabilidade da comunidade, no caso, as detentas”, disse o coordenador do programa de Hortas Comunitárias da secretaria,  o engenheiro agrônomo, Carlos Eikiti Hirooka.

Eikiti ressaltou ainda que a comunidade é incentivada ao consumo, já que os próprios beneficiários devem cultivar a horta. “É importante frisar que, quem deseja aderir ao programa, deve procurar a Secretaria de Agricultura. O objetivo é ampliar, cada vez mais, o serviço”, concluiu o coordenador.

Projeto Tecendo o Futuro

O objetivo do projeto é a intervenção junto às carceragens femininas dos Distritos Policiais de Londrina (3º e 4º DP), visando atender às principais demandas das detentas: informação e orientação para defesa de direitos, assistência à saúde e realização de atividades produtivas, com vistas à remissão de pena e à ressocialização. O público beneficiado é de aproximadamente 120 mulheres, nos dois distritos policiais.

No projeto, as detentas desenvolvem oficinas de artes plásticas, como a pintura de quadros e a fabricação de tapetes de crochê. O 3º Distrito Policial já foi contemplado com uma horta comunitária e, na segunda-feira, o 4º Distrito também será beneficiado.

“As oficinas ajudam na autoestima e melhor convivência entre o grupo e na ressocialização”, destacou Sueli.

Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos