Codel ganha novo site no portal da prefeitura
O site entrou no ar na última quarta-feira (26) e traz facilidades e novas ferramentas a quem acessá-lo
O Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) ganhou, no último dia 26, um novo site (http://www.codel.londrina.pr.gov.br/). Hospedado no portal da Prefeitura de Londrina, o novo site apresenta novo layout, facilidades, modernidade e novas ferramentas a quem acessar.
Segundo o diretor de Tecnologia da Codel, Marcus Von Borstel, o novo site está mais atualizado. “A vantagem é que há o destaque das informações sobre desenvolvimento econômico, ciência, tecnologia e turismo.”
O foco do site será o empresariado londrinense, que receberá todo conhecimento que precisa para ampliar o seu negócio na cidade ou montar o seu empreendimento”, conforme o diretor da Codel.
O instituto tem o objetivo de desenvolver a indústria, a tecnologia e o turismo na cidade e o site tem a mesma importância. “Ele dará destaque às micros e pequenas empresas da cidade”, Von Borstel completou, dizendo que todas as ferramentas já existentes no portal da prefeitura poderão ser acessadas, também, pelo site da Codel, como o ISS Tecnológico e o Alvará Fácil.
Outra facilidade apontada pelo diretor é a de manuseio do site e de encontrar as informações que procura. “O novo site disponibiliza fotos, vídeos, informações e outros itens relacionados ao interesse dos que procuram o instituto.”
O site da Codel segue o padrão do portal da prefeitura e, segundo o diretor de Tecnologia da Informação da prefeitura, Edvaldo de Alcântara Oliveira, o software é livre, por isso, não há custos para o município. “Além dessa vantagem, a rede pode ser acessada de qualquer computador, podendo ser atualizado, até mesmo de casa.”
Além disso, a partir de agora, o site da Codel traz a vantagem da acessibilidade. “Os deficientes visuais podem baixar no próprio site um programa que facilita o seu acesso”, apontou Oliveira. Com a nova hospedagem, o site ganhou a ferramenta de busca, em que o usuário pode procurar por conteúdos, utilizando uma palavra-chave.
“O site é mais seguro, mais inteligente. Caso ele seja perdido, nós conseguimos, em uma hora, colocá-lo para funcionar novamente”, disse o diretor de tecnologia. “Nós também podemos saber, agora, de onde a pessoa está acessando o site e quais páginas são as mais acessadas, tendo, inclusive, um contador próprio.”
Como a maior mudança, Edvaldo Oliveira apontou a modernidade do novo layout. “Com o novo layout, o site ficou mais organizado e passou a funcionar no padrão da prefeitura, facilitando a quem acessa.”
O site da Codel é o segundo a ser padronizado nos moldes do portal da prefeitura. O primeiro a ganhar a nova hospedagem foi o da COHAB. Os próximos a se adequarem serão o site da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanismo (CMTU), da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) e, por último, o da Intranet.




