Cidade

Conselho da Igualdade Racial divulga os trabalhos para 2011

Foco será 3ª Conferência Municipal da Igualdade Racial e as comemorações do feriado de 20 de novembro

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial retoma os trabalhos na 2ª semana de fevereiro, com muito trabalho pela frente. Na primeira reunião, serão estabelecidos o calendário e o plano de ação para 2011,  além de revisar as ações do ano passado.

De acordo com a gestora pública municipal, Fátima Beraldo, para este ano, estão previstas a 3ª Conferência Municipal da Igualdade Racial e as comemorações do feriado de 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, no ano de 1695.

“A Conferência estará focada no Estatuto da Igualdade Racial, sancionado no ano passado, seus desdobramentos e nas ações afirmativas para a comunidade negra, que são prioridades no governo da atual presidente”, explicou Fátima.

O objetivo do Estatuto da Igualdade Racial é promover a igualdade racial em todas as áreas da vida cotidiana. Sancionado pelo ex -presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, o Estatuto é um instrumento legal que objetiva a correção de desigualdades históricas, no que se refere às oportunidades e direitos dos negros.

Fátima contou que as festividades de 20 de novembro deste ano contarão com ações festivas e científicas, em busca da promoção da igualdade racial. “Vamos convidar todas as entidades, ONGs e a sociedade civil a apresentar projetos para o dia”, pontuou. “Queremos um 20 de novembro ainda melhor e mais impactante que no ano passado, porque a data é importante e necessária para a construção da cidade de Londrina”, completou a gestora.

De acordo com a gestora pública, 2010 foi um ano muito bom para o Conselho, graças ao apoio da Prefeitura de Londrina. “A administração está empenhada em colocar em prática ações que oportunizem a igualdade e o respeito ao diferente”, destacou. “A Prefeitura realmente nos deu suporte, colocou o nosso trabalho como uma das prioridades e, com isso, os resultados apareceram”, observou Fátima”.

Somente em 2010, o Conselho recebeu quatro vezes a visita de representantes do Governo Federal, promoveu seminários, como o Tolerância Religiosa, em abril , e lançaram duas biografias, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina – UEL. “E ainda no dia 20 de novembro, reunimos 3 mil pessoas no Museu de Arte, de diferentes etnias, gerações e classes sociais”, destacou. O evento contou com a apresentação de artistas locais, exposição de arte, artesanato e barracas típicas.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos