Destaques

Saúde adota medidas de combate à dengue em Londrina

Saúde adota medidas de combate à dengue em Londrina

Fumacê será aplicado em todas as regiões do município nesta sexta-feira; 193 agentes vão às ruas amanhã para orientar a população e averiguar focos do mosquito

Com 144 casos confirmados da dengue em Londrina, a Secretaria Municipal de Saúde reforça o combate contra o mosquito transmissor da doença. A prevenção começa logo na tarde desta sexta-feira (28), quando o fumacê será aplicado das 17h às 21h em todas as regiões da cidade. Sete veículos serão usados para o trabalho, sendo que dois são da prefeitura e cinco do governo estadual. 193 agentes vão às ruas amanhã para reduzir a infestação do Aedes Aegypti no município.

Desta vez, o produto químico contido no fumacê é diferente: tem maior durabilidade. A medida, uma orientação do Ministério da Saúde, também será implantada em outras cidades do Paraná, como Cascavel e Jacarezinho. A Secretaria de Saúde recomenda que a população mantenha as janelas e portas abertas para que o serviço tenha eficiência. Pessoas com manifestação alérgica, pequenos animais e a ração dos animais domésticos devem ser afastados do fumacê.

A ação acontecerá durante um mês, sendo que a cada cinco dias o produto químico será aplicado na mesma área. Na região leste, que registra 124 casos confirmados (86% do total detectado no município), a medida acontece em praticamente todos os bairros. Essa é a mesma situação dos conjuntos Aquiles Stenghel, Maria Cecília, Vista Bela, Imagawa (norte); Ouro Branco, Califórnia, Cafezal, São Lourenço (sul); Panissa, Columbia, Parque Ney Braga, Tóquio (oeste) e Vila Yara, Fraternidade e Vila Casoni (centro), além do distrito de Lerroville.

A secretária municipal da Saúde, Ana Olympia Velloso Marcondes Dornellas, afirmou que a parceria com o Estado vem a reforçar o combate à dengue. “A Secretaria Municipal de Saúde não está medindo esforços no combate ao mosquito. Essa parceria com o governo estadual reforçará as medidas.”A prefeitura teve incentivo do Governo do Estado após a visita do secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto. Além dos cinco veículos para o fumacê, ele anunciou ontem a vinda de 20 especialistas para prevenir a doença na região, envio de 25 kits de Equipamentos de Combate Individual e a contratação de mais 80 agentes da dengue. O total de investimentos do poder estadual ultrapassa R$ 300 mil.

A secretária municipal da Saúde, Ana Olympia Velloso Marcondes Dornellas, afirmou que a parceria com o Estado vem a reforçar o combate à dengue. “A Secretaria Municipal de Saúde não está medindo esforços no combate ao mosquito. Essa parceria com o governo estadual reforçará as medidas.”

No entanto, ainda não há previsão de quando os novos agentes começarão os trabalhos. “Eles vão repassar o custeio desses trabalhadores temporários. Nós somos responsáveis pela contratação e ainda não sabemos como faremos esse processo”, declarou a secretária.

“Nós pedimos a ajuda de toda a população na ação que faremos. É importante que detectem os focos da dengue e que atendam as exigências e deixem as janelas abertas,” ressaltou Ana Olympia.

De acordo com o coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde, Elson Belisário, o combate contra o mosquito se estende para o sábado. “Convocamos 193 agentes da dengue para verificar os focos do Aedes Aegypti, das 12h às 17h, em todas as regiões de Londrina”, adiantou. Os profissionais serão concentrados na região onde rotineiramente exercem suas funções. O coordenador anunciou ainda que 300 agentes comunitários estarão a disposição da Secretaria na terça-feira, depois das 12h. Eles ainda estão em processo de convocação.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos