Cidadão

Secretária da Mulher participa de evento em Curitiba

Sueli Galhardi discutiu a situação de violência ao público feminino no Paraná; secretária cobrou representação no Conselho Estadual da Mulher

A secretária municipal da Mulher, Sueli Galhardi, participou no último dia 27, em Curitiba, da primeira reunião do ano de 2011 da Rede Interinstitucional de Atenção à Mulher em Situação de Violência do Paraná- RIA MULHER. A RIAMULHER-PARANÁ, criada em 2009 e lançada em 25 de novembro de 2010, reúne representantes de órgãos públicos estaduais e municipais, representantes de instituições da sociedade civil e de entidades de classe, representantes do movimento social e de organizações feministas e de mulheres.

Secretária da Mulher participa de evento em CuritibaA primeira reunião deste ano foi coordenada pela secretária da Mulher de Londrina, Sueli Galhardi, e teve como pauta, o encaminhamento pela Secretaria Estadual de Saúde- SESA, aos órgãos estaduais, a redefinição ou permanência dos representantes das instituições governamentais junto a rede, em função da mudança do governo do estado.

Outro ponto debatido foi a situação do Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência da região metropolitana de Curitiba que se encontra em precárias condições de funcionamento com um número reduzido de pessoal. Serão feitos contatos com as Secretaria de Estado da Justiça- SEJU, órgão que está ligado a esta secretaria e outras pertinentes para encontrar alternativas.

A presidente do Conselho Estadual da Mulher e secretária municipal da Mulher de Maringá, Terezinha Pereira, que também faz parte da RIAMULHER, esteve presente nesta reunião para debater sua proposta de reformulação da composição do Conselho Estadual da Mulher e os encaminhamentos necessários para seu funcionamento de forma democrática e paritária.

Na oportunidade, Sueli Galhardi defendeu a importância de garantir a representação da Secretaria Municipal da Mulher de Londrina no Conselho Estadual. Participaram ainda da reunião Maria Goretti David Lopes, chefe de gabinete do secretário estadual de Saúde Michele Caputo Neto, que falou sobre o compromisso do secretário em relação à área de atenção à mulher em situação de violência.

Para apresentar sua proposta nesta área o próprio secretário estadual de Saúde deverá participar da próxima reunião da Rede. Segundo Sueli Galhardi, esta primeira reunião da Rede foi muito produtiva. “Foi um momento em que tivemos a oportunidade de referendar a importância desta Rede no Estado do Paraná e o nosso compromisso, assim como da gestão Barbosa Neto, em relação às mulheres em situação de violência.”

As reuniões da RIAMULHER-Paraná acontecem mensalmente na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), em Curitiba, e o próximo encontro será dia 23 de fevereiro.

QUEM PARTICIPA DA REDE

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), da Comissão Estadual de Saúde da Mulher do Conselho Estadual de Saúde do Paraná, da Delegacia da Mulher (SESP), da OAB, Ministério Público, Polícia Militar (SESP), Secretaria de Estado de Educação (SEED), Secretaria da Mulher de Londrina, Rede de Mulheres Negras, Secretaria de Estado de Justiça (SEJU), Conselho Regional de Serviço Social, União Brasileira de Mulheres, Rede Feminista, Espaço Mulher, Rede de Atenção à Mulher em Situação de Violência de Curitiba, entre outras instituições e entidades.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos