Cidadão

Casa da Mulher aponta resultados dos trabalhos de 2010

A Secretaria da Mulher ainda revelou as perspectivas para 2011; parcerias são importantes aliadas dos trabalhos desenvolvidos

A Casa da Mulher, da Secretaria Municipal da Mulher, é resultado de um trabalho de reestruturação do antigo Espaço da Mulher, desenvolvido no segundo semestre de 2009, culminando com sua reinauguração em dezembro desse mesmo ano.

O trabalho de reestruturação do serviço envolveu: reforma do espaço, revitalização do horto fitoterápico, levantamento e organização de materiais e equipamentos e articulação de parcerias.

Com a reformulação do trabalho, a Casa da Mulher, na gestão do prefeito Barbosa Neto, ampliou o trabalho com a coordenação de atividades de apoio às Organizações Comunitárias Femininas (OCF) juntamente com o Conselho dos Direitos da Mulher.

Atualmente, as associações que se destacam são aquelas que fazem parte da Feira “Mãos Talentosas” que acontecem mensalmente no Calçadão de Londrina e no subsolo da prefeitura, em calendário fixo, graças ao apoio da CMTU, Provopar e Secretaria Municipal de Gestão Pública.

Ademais, a maioria das associações desenvolve atividades sociais em comunidades. A Casa da Mulher ofereceu, em 2010, 41 cursos atendendo um total de 556 mulheres. Entre os cursos oferecidos destacam-se os trabalhos manuais, de iniciação profissional, palestra com o SEBRAE, além das oficinas de aproveitamento de alimentos, ervas medicinais e de fitoterapia.

Além de fomentar a produção artesanal como alternativa de geração de renda, os cursos de trabalho manuais possuem um caráter terapêutico, constituindo-se em atividades complementares no atendimento às mulheres em situação de violência contribuindo para a melhoria da autoestima e o convívio comunitário entre as mulheres.

Os cursos de iniciação profissional destinam-se à qualificação de mulheres para a inserção no mercado formal de trabalho. Nesta categoria se destaca a parceria com a UNOPAR por meio do Projeto Qualificação Profissional no Setor Hoteleiro – com cursos de camareira e recepcionista, com parcerias também para instruções de automaquiagem às alunas.

No ano de 2010, além destes cursos, um diferencial importante foi o lançamento do Projeto Mulheres Inventando Moda – parceria firmada entre a prefeitura e o sistema FIEP/SESI/SENAI – que formou 17 mulheres em novembro. Para este ano, está em andamento a continuidade do projeto.

Diante disso, a secretária municipal da Mulher, Sueli Galhardi, aproveita este momento de avaliação e perspectivas para reconhecer todas as parcerias de 2010. “Sem as parcerias estas ações não teriam se efetivado, tanto de empresas, instituições governamentais e não governamentais como todo voluntariado que desenvolveu algum tipo de atividade no Centro de Formação”, declarou.

As perspectivas para 2011 são de ampliação dos parceiros envolvidos com Responsabilidade Social e Gênero, proporcionando à mulher uma melhor oportunidade, principalmente para inserção  no mercado de trabalho formal.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos