CALMA incentiva criação de sala de amamentação nas empresas
Evento pretende reunir profissionais da saúde e incentivar empresas a firmar convênios com creches próximas às empresas
A Secretaria Municipal de Saúde promove amanhã (9), a partir das 14h, no Centro Pastoral, reunião para discutir, junto aos profissionais de saúde, estratégias para sensibilizar as empresas na criação da sala de amamentação. A iniciativa é do Comitê de Aleitamento Materno (Calma) e tem o objetivo de colocar em prática a Portaria 3.296/1986, que complementa a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), ao estabelecer que as empresas, que não puderem implementar suas próprias creches, ficam obrigadas a firmar convênios com creches próximas ao local de trabalho da mulher ou pagar à trabalhadora o auxílio-creche.
Participam do Calma, instituições públicas, privadas e filantrópicas de assistência, ensino e pesquisa. As reuniões deste comitê são mensais. Segundo a coordenadora do Comitê, Lilian Poli de Castro, depois de discutir sobre o assunto, os profissionais levantarão estratégias para implantação das salas de amamentação.
Lilian Poli informou que a implantação desse espaço resultaria em ganho para todos. “ Estudos comprovam que a mãe lactante e trabalhadora produz mais e falta menos ao trabalho, pois o bebê fica menos doente. As creches são tão importantes quanto a sala de apoio à amamentação, pois permitem à mulher trabalhadora continuar a amamentar seu filho”, afirmou.
O Centro Pastoral fica na rua Dom Bosco nº 145, jd. Dom Bosco.