Portal da prefeitura registra mais de 170 mil acessos em janeiro
Balanço apontou as 15 páginas mais visitadas no mês passado; sites de órgãos vinculados à administração municipal passam por reformulação
Um levantamento feito pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento, apontou que o portal da Prefeitura de Londrina registrou 173.264 acessos em janeiro deste ano. O balanço divulgou as 15 páginas mais visitadas no mesmo período. A emissão da 2ª via do IPTU aparece em primeiro lugar, com 17.358 acessos, seguido do link para Concursos Públicos (14.006) e o Sistema Integrado de Processo (SIP), com 12.336 visitas. O balanço contém os dados registrados até o dia 2 de fevereiro.
De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação da prefeitura, Edvaldo Alcântara, os serviços essenciais para a população historicamente são os lugares mais acessados. “Temos grande procura pelo IPTU no começo do ano. O SIP, por exemplo, sempre tem boa movimentação, já que oferece mais agilidade ao processo burocrático”, disse.
Segundo o diretor, com a transformação do antigo site para portal, o número de acessos diários obteve um crescimento significativo. “Em média, tivemos um aumento de 20%. Sem dúvida, isso se deve principalmente pelas inovações implantadas, como maior espaço para armazenamento de informações e organização das atividades de cada secretaria, dentre outras medidas”, comentou.
O portal, consequentemente, criou mais demandas para a administração municipal. Alcântara argumentou que essas necessidades são registradas nos serviços Fale com o Prefeito e Fale Conosco. “Conseguimos centralizar o atendimento para as pessoas que acessam o portal, oferecendo mais facilidade e agilidade em resolver cada demanda encaminhada”, frisou.
Mudanças
A reformulação de sites pertencentes a órgãos da administração municipal foi outra medida adotada pela DTI. O Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) passou por algumas mudanças que passou a ter modernidade no novo layout e informações atualizadas sobre os projetos desenvolvidos, como o ISS Tecnológico e o Alvará Fácil. A ação já teve resultados positivos. Desde o dia 26 de janeiro, data da instalação do novo software, a Codel registrou 1.457 acessos.
A página da Companhia de Habitação (Cohab) de Londrina, também foi reformulada. Serviços comuns da companhia foram aprimorados, como o andamento para a regularização das dívidas dos mutuários e inscrições para os voluntários que desejam participar da Defesa Civil. “Nosso objetivo é melhorar ainda mais o site com o tempo”, garantiu o presidente da Cohab, João Verçosa. O novo endereço é www.londrina.pr.gov.br/cohab.
O site da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) deve ser entregue até o final do mês que vem. Logo após, a equipe da DTI realiza o mesmo na intranet da prefeitura.
Confira as 15 páginas mais acessadas em janeiro de 2011:
1. Emissão 2ª Via de IPTU – 17.358
2.Concursos Públicos – 14.006
3. SIP – 12.336
4. Testes Seletivos – 11.675
5. Concursos Públicos, Testes Seletivos e Bolsistas – 11.401
6. Secretaria Fazenda – 10.595
7. Página geral de IPTU – 8.066
8. Jornal Oficial – 7.259
9. Licitação – 6.683
10. Iptu Dívida Ativa – 5.763
11. Link para Cohab – 4.482
12. Secretaria de Educação – 4.283
13. Núcleo de Comunicação – 4.158
14. IPTU Consulta de Endereço – 3.966
15. IPTU Certidão Negativa – 3.945