Cidade

Secretarias Municipais promovem caminhadas contra a dengue

Assistência Social em parceria com o Provopar mobiliza crianças e adolescentes para conscientizar população sobre os riscos da dengue

A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Provopar- LD, realizam, a partir da próxima quinta-feira (10), caminhadas contra a dengue em diversas regiões de Londrina.

No bairro Cafezal,  começa, às 8h00, a primeira caminhada da cidade, saindo da Unidade de Saúde e passando por todo o bairro, recolhendo os lixos que podem servir de depósito de larva do mosquito da dengue e entregando panfletos informativos.

Às 8h30, começa a caminhada no bairro Aeroporto, saindo da Rua Augusto Severo com a Rua Salgado Filho, na região leste da cidade, e seguindo para a Praça Nishinomya. No caminho, o objetivo é abordar os moradores para conscientização sobre os perigos da doença.

Na região central, às 9h00, crianças e adolescentes do projeto Viva a Vida, em conjunto com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família e os agentes comunitários da região saem da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, localizada na Rua Presidente Xavier da Silva 65, no Parque Bom Retiro e passam pela Rua Tiête, Rua Barão do Cerro Azul, Rua Desembargador Clotário Portugual, explicando os riscos da dengue na cidade e finalizam a caminhada no Centro Social Urbano (CSU), com uma apresentação de fantoches alusiva aos males da dengue.

Os integrantes dos grupos de caminhada e atividade física das Unidades de Saúde da região norte também realizam caminhada contra a dengue. A caminhada acontece no dia 10, com inicio às 9h00, saindo do Super Muffato dos Cinco Conjuntos.

Como o bairro Marabá é uma das regiões mais efetadas,  a caminhada será diferente, o Núcleo de Apoio da região mais os Agentes Comunitários de Saúde vão distribuir materiais explicativos nos locais de maior fluxo de pessoas, como igrejas, supermercados, escolas, creches e na própria Unidade de Saúde do bairro. As atividades no Marabá começam às 9h00 e se entendem ao longo do dia.

Nas Unidades de Saúde do Novo Amparo e Lindóia, no período da manhã e da tarde, as ações serão também nas escolas e nos locais com mais movimento de pessoas. Os temas abordados serão: transmissão, sintomas, prevenção, o que fazer, em caso de suspeita e conscientização a respeito da necessidade e importância das visitas do Agente de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde.

Na sexta-feira (11), às 9h30 crianças e adolescentes do projeto Viva a Vida Fraternidade em parceria com os Agentes de Saúde, começam a caminhada na sede do Viva a Vida Fraternidade na Rua Santa Apolônia, 248 no bairro Pindorama. A caminhada acontece da mesma forma, abordando os moradores nas casas e conscientizando-os sobre os riscos da doença.

Às 14h00 , também, na sexta-feira, as crianças e adolescentes do projeto Viva a Vida AABB saem da Rua Comandante João Ribeiro de Barro, 461, também, situado na região leste, e seguem pelo bairro Jardim Califórnia e Nova Conquista e finalizando a caminhada no campo de futebol do bairro Nova Conquista, localizado na esquina da Rua Guilherme Negro com a Rua Antonio Luciano.O grupo faz a limpeza do local e, em seguida, faz a coleta do material reciclável que, futuramente, pode ser convertido em  artesanato.

Na próxima terça-feira (15), as Unidades de Saúde do Ouro Branco e do Parque das Indústrias realizam, também, caminhada contra a dengue. A partir das 8h00, saem da academia ao ar livre, ao lado do Hospital Doutor Eulalino Ignácio de Andrade (HZS) localizado na Rua das Orquideas, 75 no Parque Ouro Branco, passando pelo Conjunto das Flores, onde o número de casos de dengue também é alto.

Segundo a Gerente do Programa Saúde da Família, Fabiana Lenardão, essas caminhadas são fundamentais para a cidade. “Esperamos que, com essas caminhadas, o número de proliferação do foco da doença diminua. A conscientização da população, mediante abordagens e panfletagens, ajuda muito.” explicou a gerente.

Para a Gerente do Provopar, Ana Lúcia Conde, a ajuda das crianças e dos adolescentes, que participam do projeto Viva a Vida na conscientização nos bairros, acaba contribuindo para a educação das crianças que é o principal objetivo do projeto.

Projeto Viva a Vida

O Projeto Viva a Vida está em 16 unidades descentralizadas da cidade, nas regiões urbanas e rurais, atendendo 1.560 crianças e adolescentes, com idade de 6 a 17 anos. O objetivo é desenvolver atividades de convivência sócioeducativas voltadas ao resgate e desenvolvimento da cidadania e convivência comunitária.

Mais informações com a Gerente do Programa Saúde da Família, Fabiana Lenardão, 33780035, ou com a Gerente da Provopar, Ana Lúcia Conde, 99375242.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos