Destaques

Prefeito entrega 34 mil uniformes para educação municipal

UniformeP

Pela primeira vez na história de Londrina, todos os alunos da rede municipal receberão uniforme completo, que foram adquiridos com recursos do município

Palco tradicional de eventos esportivos, o Ginásio de Esportes Moringão recebe na próxima segunda-feira (14), a partir das 14h30, cerca de 5.000 alunos da rede municipal de ensino em uma solenidade histórica. Pela primeira vez, a Prefeitura de Londrina beneficia os estudantes com o uniforme completo. Para o verão, o conjunto vem com camiseta, tênis, dois shorts para os meninos, duas saias para as meninas, calça, mochila, meias e blusa.

A prefeitura investiu R$ 3.404.080 nos uniformes, custeados com recursos do município. Ao todo, cerca de 80 escolas municipais e 11 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) serão contempladas com 34 mil uniformes. Os alunos ainda terão vestuário completo durante o inverno.

A solenidade com a presença do prefeito Barbosa Neto terá a participação de representantes de todas as escolas, que receberão kits com os uniformes para serem distribuídos aos alunos que não receberem no Moringão.

De acordo com a secretária de Educação, Karin Sabec Viana, a medida traz mais dignidade para as crianças. “Trata-se de uma importante ação do prefeito Barbosa Neto. Esta atitude não beneficia somente as crianças, mas toda a rede municipal de ensino que está sendo valorizada”, destacou.

Dentro da escola

Instalada no bairro Novo Amparo, região norte da cidade, a Escola Municipal Elias Kauam atende 230 alunos de 1ª a 4ª série. A entrega do uniforme vem somar com as ações promovidas pela Secretaria de Educação, como a adequação da escola no regime integral de ensino. “Chegamos até a conversar com uma fábrica para tentar reduzir o preço das roupas. Porém, o prefeito teve sensibilidade com a nossa situação e resolveu essa demanda”, apontou a diretora da instituição, Divarci Rodrigues dos Santos.

Segundo a diretora, os próprios pais ficaram surpresos com a iniciativa da administração municipal. “Hoje, muitos têm orgulho em saber que o filho tem uma mochila para colocar o material escolar. Quando provamos o uniforme nas crianças para registrar a numeração correta, a motivação em ter uma roupa para ir a escola foi muito grande”, detalhou.

Do outro lado da cidade, na região sul, os 770 alunos da Escola Municipal Joaquim Vicente de Castro, no conjunto Cafezal I, vivem a mesma expectativa. Para a diretora da unidade, Roseli Aparecida de Lima, o uniforme cria um ambiente igualitário para todos os estudantes. “Trata-se de uma oportunidade, para que lembrem que não são diferentes em nada. Certamente, todo o conjunto que será entregue pelo prefeito incentiva a relação entre o estudante e a escola”, argumentou.

Outras ações

Com o objetivo de atender a rede municipal em todos os segmentos educacionais, a prefeitura firmou parceria com diversas entidades, todas anunciadas ontem (10) pelo prefeito durante coletiva semanal, realizada no Colégio Estadual Carlos Dietz, região central de Londrina.

Uma das delas é o termo de convênio assinado com o Sicredi União para o programa “A União Faz a Vida”, acordo que vai desenvolver o cooperativismo dentro da sala de aula. O projeto começa inicialmente com uma capacitação dos professores. A próxima etapa é atender todos os alunos da Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, do distrito de Lerroville, a Escola Municipal John Kennedy, do distrito de Guaravera, e a Escola Municipal Maria Irene Vicentini Theodoro, no bairro Aeroporto.

Uma parceria da Secretaria de Educação com o Sistema Sesi permite acesso fácil ao Portal Educacional, endereço eletrônico que divulga conteúdos transversais, como educação sexual, religiosa e étnico-racial. O local, recheado com jogos educativos, serve ainda de capacitação para os professores em todas as atividades escolares.

Conhecer os direitos trabalhistas assegurados pela Constituição é o objetivo do acordo firmado entre a prefeitura e a Justiça do Trabalho. Este órgão vai distribuir uma cartilha com todos os dados sobre trabalho, justiça e cidadania. O sistema contemplará alunos da 4ª série da rede municipal e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos