![](https://i2.wp.com/blog.londrina.pr.gov.br/wp-content/uploads/2021/004_abril/16.04.21/palestra-governanca-Ministro-Augusto-Nardes-TCU-div-1.jpg?resize=700%2C364&ssl=1)
Na segunda-feira (19), às 16h, o prefeito Marcelo Belinati e o secretário municipal de Governo, Alex Canziani, participam de uma transmissão on-line do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes. Neste dia, o representante do TCU, que é também embaixador da Rede Governança Brasil, fará uma palestra virtual tratando sobre a aplicação e importância da governança no poder público.
O controlador-geral do Município de Londrina, Newton Hideki Tanimura, também participará da atividade, que será transmitida para convidados. Estão sendo chamados vereadores, secretários municipais, lideranças e representantes da sociedade civil.
![](https://i1.wp.com/blog.londrina.pr.gov.br/wp-content/uploads/2021/004_abril/07.04.21/Curso-gestao-ansiedade-escola-de-governo-ED-4.jpg?resize=300%2C195&ssl=1)
O secretário municipal de Governo, Alex Canziani esteve em Brasília, há algumas semanas, e fez o convite da palestra ao ministro Augusto Nardes. Ele destacou a importância da ação. “O ministro Nardes nos atendeu prontamente e se propôs a realizar a atividade. O foco da transmissão é abordar questões sobre governança que possam colaborar para aprimorar a gestão municipal, seus mecanismos de planejamento e ações. Essas práticas passam pela eficiência do planejamento estratégico, do organograma municipal, delineando bem quem é quem na administração. Além disso, envolve os instrumentos de controle e transparência para tornar a gestão mais célere e precisa, melhorando os serviços e atendimentos aos cidadãos”, explicou.
Segundo Canziani, a governança é uma palavra em alta hoje, tanto no setor público como no privado. “O ministro do TCU é um grande entendedor e referência no assunto. Ele tem levado estes conhecimentos a governos de estados e vários órgãos do governo federal. Por isso achamos que a Prefeitura de Londrina pode extrair frutos positivos para a implantação de boas práticas de governança na gestão”, concluiu.
O secretário ainda informou que existe intenção, por parte da Prefeitura, de aplicar a metodologia apresentada em Londrina, contando com possível apoio e suporte do próprio TCU.