Cidadão

Projeto “Um canto em cada canto” entra na 10° edição

Professores do projeto, que atendem gratuitamente cerca de 700 crianças, participam, este ano, de um congresso nos Estados Unidos.

O projeto “Educação através do canto coral, um canto em cada canto”, desenvolvido desde 2002, entra este ano em sua décima edição. Com início previsto para março, o projeto continua a realizar o trabalho de música vocal, através do canto em grupo, oferecendo oportunidade de execução musical dentro do ambiente escolar. Em 2011, o projeto, que recebe apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), vai atender, gratuitamente, cerca de 700 crianças, em dez escolas da rede municipal de ensino do município.

A coordenadora do projeto “Um canto em cada canto”, Oleide Lelis, disse que a ação pretende garantir uma boa formação cidadã para as crianças, através das atividades de musicalização. “A partir da música, desenvolvemos a coordenação, disciplina, atenção e autoestima das crianças”, afirmou.

Este ano, cinco dos oito professores do projeto participam, em março, da “2011 Chicago National Conference”, nos Estados Unidos, evento que reúne regentes especialmente das Américas em workshops, palestras, masterclasses e concertos e é promovido pela ACDA (American Choral Directors Association).  Durante o evento, será realizada ainda uma feira de partituras, que inclui material didático-pedagógico para diferentes formações musicais. Nessa ocasião, os participantes poderão encontrar e adquirir partituras vocais e instrumentais diretamente das casas publicadoras.

“Esse é um congresso de âmbito internacional, com os melhores profissionais da área, do qual poucas pessoas têm a oportunidade de participar. É uma grande chance de aprendizagem, que depois poderá ser transmitida às crianças”, destacou Oleide.

Os professores do projeto também foram convidados a escrever um dossiê sobre o trabalho de educação musical realizado no município, a convite da Professora Regente, Maria Guinand, de Caracas, Venezuela. A professora regente visitou a cidade no ano passado, para ministrar um curso de regência coral dentro do último Festival de Música de Londrina. “Nós já havíamos visitado o respeitadíssimo trabalho que ela desenvolve na Venezuela e quando, no ano passado, ela esteve no festival, se interessou por nossa ação”, explicou a coordenadora de “Um canto em cada canto”.  O documento vai integrar um relatório de trabalhos desenvolvidos na América Latina, a ser publicado em 2011, envolvendo projetos de música em escolas e desenvolvidos essencialmente em comunidades com menos recursos materiais.

A diretora do Promic, Solange Batigliana, enfatizou a qualidade do projeto. “É um trabalho interessante e com méritos de introduzir aos estudantes uma nova linguagem, a música.” Solange ainda lembra a capacitação dos professores regentes de um “Canto em cada canto”. “Todos possuem ótimos currículos e capacitação”, afirmou a diretora do Promic.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos