Prefeito Barbosa Neto e CMTU anunciam melhorias no trânsito
Implantação da 3ª etapa dos parquímetros e da faixa exclusiva para ônibus nas avenidas Winston Churchill e Rio Branco fazem parte das obras
Durante entrevista coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (18) no gabinete, o prefeito Barbosa Neto, na presença do presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), André Nadai, representantes do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Londrina (Metrolon), e da Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel), anunciou duas novas ações para melhorar e regular o trânsito de Londrina.
A primeira ação anunciada é o início da 3ª etapa da implantação do sistema de parquímetro na cidade, que deve entrar em funcionamento até o dia 14 de março. Segundo o presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), André Nadai, nessa nova fase, 43 aparelhos serão implantados nas ruas Santos, Belo Horizonte e Paranaguá, e vão ofertar 430 vagas. “Iniciaremos nessas três ruas, e depois entraremos na Higienópolis, e nas transversais, atendendo depois, todo o centro da cidade” enfatizou.
“Teremos também vagas para motos, com parquímetros próprios que farão a cobrança fracionada, assim como a dos carros. As vagas para deficientes e idosos também serão todas demarcadas, e as vagas para carga e descarga não serão removidas, até porque temos comércio e escolas na região” informou Nadai.
Londrina já conta com 82 parquímetros. Na primeira etapa de implantação, foram instalados 26 parquímetros no centro cívico, e na segunda etapa, 56 aparelhos foram implantados na avenida Bandeirantes. Gerando um total de aproximadamente 820 vagas monitoradas pelos aparelhos, que são instalados e mantidos pela Epesmel.
Faixa exclusiva para ônibus
A segunda ação anunciada foi a implantação de mais uma faixa exclusiva para ônibus, dessa vez nas avenidas Rio Branco e Winston Churchill. A melhoria já foi estabelecida na avenida Duque de Caxias e na rua Professor João Cândido, e promove locomoção mais rápida para os coletivos, chegando à poupar mais de 20 minutos no tempo de viagem.
Nadai explicou que as obras de sinalização e adequação, que devem começar já na segunda-feira, e têm um prazo de 30 dias para ficarem prontas, vão beneficiar toda a população da região norte que utiliza o transporte coletivo. “Nas vias em que já foi implantada, a faixa proporciona uma diminuição de 10 a 15 minutos no tempo de viagem, e chega a 22 minutos nos horários de pico” ressaltou o presidente.
“Serão 5,7 km de faixa exclusiva, da avenida Leste Oeste até a avenida das Nações, nos dois sentidos. A faixa da direita será exclusiva para os ônibus, deixando duas faixas livres para os outros veículos” informou André Nadai. “A faixa vai funcionar das 7h da manhã às 19h, assim como as demais” completou.“São 750 viagens diárias, sendo mais de 37 mil passageiros atendidos” pontuou Nadai.
Em relação a viagem de particulares, são 18 mil veículos que transitam na via onde será instalada a faixa exclusiva, no horário das 7h às 20h, totalizando um movimentação de 23.400 pessoas.
Em discurso, o prefeito Barbosa Neto falou da satisfação de poder criar o maior corredor exclusivo de ônibus na cidade. “A nossa intenção é que nos próximos dias, façamos com que desde a avenida Saul Elkind, passando pela Francisco Gabriel Arruda e adentrando a Winston Churchill possamos ter também a faixa exclusiva para ônibus” concluiu.