Defesa Social instala totens de segurança no calçadão
Duas unidades funcionam durante horário comercial, inclusive aos sábados; secretaria estuda ampliar projeto para outros locais da cidade
A Secretaria Municipal de Defesa Social instalou na última sexta-feira (18), dois totens de segurança da Guarda Municipal no calçadão. Uma unidade está localizada em frente ao Banco do Brasil e outra próxima à agência do Banco Itaú. Os postos serão ocupados por agentes das 7h às 19h, antecedendo em uma hora o horário de funcionamento do comércio da região central de Londrina.
O serviço também funciona aos sábados, das 8h às 13h e das 8h às 18h nos primeiros dois finais de semana do mês, quando o comércio é aberto o dia inteiro. Os totens possuem uma estrutura metálica e foram confeccionados pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Porém, as próximas unidades serão construídas exclusivamente pela Secretaria de Defesa Social. O objetivo é ampliar a visibilidade dos guardas municipais, facilitando a fiscalização diária do local.
O secretário de Defesa Social, Joaquim Antônio de Melo, explicou o motivo dos totens terem sido instalados primeiramente no calçadão. “Essa região do centro da cidade é a área com maior movimentação de pessoas. Uma facilidade é que as unidades são móveis, o que permite um deslocamento mais fácil para outros locais”, disse.
Melo não descartou implantar o mesmo projeto em outros lugares do município com grande movimentação de pessoas. “Estamos estudando ainda a possibilidade de colocar mais totens na feira livre da avenida Saul Elkind, realizada todos os domingos na região norte.”
Segundo o diretor da Guarda Municipal, Rafael Sampaio, a medida poderá ser usada tanto com dois agentes vigiando a região durante o dia inteiro ou com o rodízio dos guardas. “Trata-se de um reforço na fiscalização do calçadão, que conta com o monitoramento de três guardas e duas viaturas da secretaria”, argumentou.
Foto: Camila Balsani