Cidade

Combate à dengue continua no carnaval

Os agentes de endemias continuam com seu trabalho neste feriado. Relatórios sobre ações desenvolvidas foram passados hoje (4) em reunião do Comitê da Dengue

O combate contra a dengue continua neste feriado. Os agentes de endemias trabalharão amanhã (5), das 7h30 às 13h, atendendo reclamações e casos suspeitos. Na segunda-feira (7) duas equipes estarão atendendo reclamações, também das 7h30 às 13h e na quarta-feira (9), os agentes voltam a trabalhar em horário normal, das 14h às 18h.

Hoje (4) a secretaria de Saúde passou à comunidade relatórios sobre as ações desenvolvidas no combate a dengue no município, durante reunião do Comitê da Dengue, realizado no Auditório do Corpo de Bombeiros – na rua Jaguaribe, 473.

A cidade de Londrina apresenta hoje 1089 casos confirmados de dengue. A região Leste possui o maior número deles, 741, seguida pela região central, que apresenta 112 casos, da região sul com 109, norte 70, a oeste 52 e a zona rural com apenas cinco. A diretora de Epidemiologia, Sandra Caldeira, apresentou, na reunião, gráficos com a progressão dos casos da doença a cada semana no município e detalhou as ações do combate à dengue, realizadas nessa semana.

A secretaria se reuniu essa semana com técnicos do ministério da saúde e 17° Regional da Saúde, para avaliar ações desenvolvidas na cidade. Projetos emergenciais foram aprovados pela Câmara; 40 alunos da Universidade Estadual de Londrina foram distribuídos no PAM e outros postos de grande atendimento, para preencher notificações, agilizando, assim, o atendimento nas unidades de saúde, e foram feitas ainda reuniões para redefinirem o fluxograma de atendimento das unidades de atendimento.

“É importante passar essas informações. Estamos fazendo todo o possível no combate á doença e contamos com o apoio da sociedade”, afirmou a diretora de Epidemologia, Sandra Caldeira.

Durante a reunião o coordenador de Endemias, Elson Belisário, ainda apresentou rapidamente um histórico sobre o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e seu ciclo de vida. “Passamos essas informações, pois muitas pessoas ainda apresentam dúvidas sobre o assunto”, afirmou Belisário.

Para finalizar, foram apresentados na reunião o relatório das atividades realizadas pela secretaria junto com a força tarefa e defesa civil. A força tarefa realizou ações nas regiões do cento, sul, leste e oeste, no dia 02 de fevereiro e do dia 21 a 28 de fevereiro. Entre as ações desenvolvidas está remoção mecânica de potenciais criadouros do mosquito da dengue, visitas domiciliar e mobilização das comunidades, através de materiais educativos. No total foram retirados quatro caminhões de lixo na região do centro, 105 na sul e 55 sacos de lixo na região leste e oeste. No dia 28 de fevereiro e do dia 1° a quatro de março, a secretaria realizou também ações junto com a defesa civil, na região do centro e norte. No total, esse trabalho esteve em 270 quarteirões do município, retirando 44 caminhões de lixo do município.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos