UBS do jardim Cafezal alerta comunidade sobre o risco da dengue
Grupo de terapia comunitária do posto de saúde conscientizou ontem 150 pessoas, dentre alunos e professores, que compareceram ao colégio estadual do bairro
Ciente de que o combate à dengue não é eficiente sem a conscientização da população sobre o risco da doença, o grupo de terapia comunitária da unidade básica do jardim Cafezal orientou alunos e professores do Colégio Estadual Professora Maria José Aguilera ontem (14) à noite. O encontro foi um resultado das ações desenvolvidas na parceria firmada entre o posto de saúde e a instituição.
A quadra de esportes do colégio serviu como local para o debate. Informações sobre o mosquito transmissor Aedes Aegypti, sintomas da doença e como praticar o que foi aprendido dentro de casa foram alguns dos conceitos repassados. “Conseguimos atingir 100% do público presente. A iniciativa teve uma total adesão da comunidade”, afirmou a coordenadora do Programa de Terapia Comunitária da Secretaria Municipal de Saúde, Maria de Graça Pedrazzi.
A coordenadora explicou ainda que a conscientização acontece uma vez por semana na própria UBS do bairro. Com o sucesso do encontro da última segunda-feira, a pretensão é divulgar ainda mais trabalho do grupo. “A terapia comunitária é uma oportunidade de reflexão da comunidade sobre o tema tratado”, ressaltou. Atualmente, 60 profissionais da Secretaria de Saúde coordenam os grupos de terapia comunitária em 35 unidades básicas de Londrina.
Segundo a enfermeira responsável pelo grupo na UBS do jardim Cafezal, Luciana do Carmo, a expectativa é que as 150 pessoas presentes transformem a teoria em prática. “É importante que eles comecem a ter cuidado e atenção sobre o riso da dengue, tomando as devidas providências para que o mosquito não se prolifere”, frisou.




