Programa Vigiágua recebe Prêmio Nossa Gente de Londrina
Objetivo de melhorar a qualidade de vida da água consumida diariamente pelo londrinense foi reconhecido ontem pelo Jornal de Londrina
Melhorar a qualidade da água que o londrinense consome diariamente é a principal missão do Programa Vigiágua, existente desde 2001 e resultado de uma parceria da Vigilância Sanitária e a Universidade Estadual de Londrina (UEL). A iniciativa teve reconhecimento e ganhou ontem (22) o Prêmio Nossa Gente de Londrina, concedido pelo Jornal de Londrina. O Programa Vigiágua concorreu na categoria Pesquisa e Tecnologia.
A primeira edição do evento selecionou 25 pessoas que contribuem para o desenvolvimento da cidade em diferentes segmentos. Para isso, o veículo de comunicação elencou a premiação em cinco categorias: Educação e Cultura, Meio Ambiente, Saúde, Solidariedade e Tecnologia e Pesquisa. Este último setor foi conquistado pelo Programa Vigiágua.
De acordo com o coordenador dos programas de Vigilância Ambiental e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Moacir Gimenez Theodoro, é importante frisar que a análise é feita somente para a água destinada exclusivamente para consumo. “Coletamos amostras oriundas de poços profundos e rasos, além das minas de água espalhadas pela cidade”, comentou
A melhoria da qualidade de água fornecida aos londrinenses obedece à seguinte ordem: funcionários da Diretoria de Saúde Ambiental, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, fazem a coleta das amostras na unidade do programa, instalada atualmente no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) – avenida Duque de Caxias, número 3.870, esquina com a rua Benjamin Constant.
Na sequência os alunos de Biomedicina da UEL fazem a análise dos materiais recolhidos e encaminham os relatórios para a Vigilância Sanitária. Em um mês, são coletadas 50 amostras, resultando em 590 análises feitas durante o ano inteiro. A coleta é feita de segunda a quinta-feira e repassada no mesmo dia para análise.




