Cidade

Prefeito Marcelo entrega o novo Jardim Shekinah com infraestrutura completa

Famílias do Shekinah receberam hoje da Cohab as placas com nome das ruas e número de identificação da residência; bairro recebeu instalação da rede elétrica, de água, esgoto, pavimentação asfáltica e LED

A rua José Maria Martins Pereira agora tem placa de identificação. Morador há 12 anos no bairro, Gerson dos Santos, o popular Chocolate ganhou das mãos do prefeito Marcelo Belinati o número 27, que é o da sua residência na rua Thiago Figueiredo Pereira.

Foto: Vivian Honorato

Tudo isto, aconteceu agora no início da noite de hoje (28), no Jardim Shekinah, próximo ao Conjunto Vivi Xavier, na zona norte de Londrina. Além do líder comunitário, todas as mais de 100 famílias que moram no local, receberam dos funcionários da Companhia Municipal de Habitação de Londrina (Cohab-Ld), as placas com o nome das ruas e o número de identificação da residência.

Foto: Vivian Honorato

“É um dia de muita felicidade. Quando cheguei aqui as ruas eram de barro, não tinha asfalto. Estou feliz porque agora temos tudo isto, um bairro de verdade, graças ao prefeito Marcelo e o pessoal da Cohab”, declarou Chocolate.

O prefeito Marcelo Belinati esteve no bairro para entregar as obras de infraestrutura urbana. “A partir de hoje é um bairro novo da cidade de Londrina. É o asfalto, galeria, calçada, iluminação em LED, praça revitalizada. Estamos devolvendo ao cidadão londrinense o que é de direito”, disse o prefeito. “Ficou um dos lugares mais bonitos e aconchegantes de Londrina”, completou.

Ele lembrou ainda que a Prefeitura está fazendo obras de infraestrutura em outros locais que estão sendo regularizados, como o jardim São Rafael, Vila Amaral, União da Vitória V e VI.

O secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, ressaltou que o bairro ficou lindo e que é a forma da administração do prefeito Marcelo Belinati governar, que é fazer uma cidade mais humana e justa.

Foto: Vivian Honorato

O prefeito Marcelo Belinati também vistoriou a praça na entrada do jardim Shekinah, que fica situada entre as Ruas Ary Barroso, José Maria Martins Pereira e Paschoal Carlos Magno. No local, foram instalados parquinho infantil; novas lixeiras, mesas e bancos, plantado grama e colocado iluminação em LED. A rua José Maria Martins Pereira recebeu novo pavimento e sinalização viária.

Acompanharam o prefeito na visita ao Shekinah, o vice-prefeito, João Mendonça; presidente da Companhia Municipal de Habitação de Londrina (Cohab-Ld), Luiz Cândido de Oliveira; o secretário de Saúde, Felippe Machado; o diretor de Operações da Sercomtel Iluminação, Alexander Fermino, vereadores Ailton Nantes e professora Sônia Gimenez, além do pastor Abenício de Jesus, da Igreja Assembleia de Deus que fica no jardim Shekinah.

Foto: Vivian Honorato

Infraestrutura e regularização fundiária

A Prefeitura de Londrina entregou oficialmente as obras de infraestrutura urbana do jardim Shekinah, na zona norte, com todas as benfeitorias públicas necessárias, como a terraplanagem, a construção de redes de galerias pluviais, de energia elétrica, de distribuição de água e a rede coletora de esgotamento sanitário. Também foram feitas calçadas, meio-fio, pavimentação asfáltica e sinalização viária nas ruas do novo bairro, instaladas luminárias de LED e plantadas mudas de árvores e plantas para a arborização urbana.

Foto: Vivian Honorato

Todas as essas melhorias somam ao processo de regularização fundiária urbana que está sendo executado pela Cohab-Ld, por meio de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais. Isso porque, o bairro surgiu de uma ocupação irregular em 2008.

Foto: Vivian Honorato

Para regularizar a ocupação do espaço urbano, em julho de 2019, a Cohab-Ld realizou a primeira reunião com a comunidade local e nesta ocasião apresentou o projeto de regularização fundiária, na qual foram eleitos os representantes dos moradores, e esses passaram a compor a Comissão de Acompanhamento do Plano de Urbanização (CAPU), para acompanhar todo o processo de urbanização e regularização. Na época, a área era ocupada por 124 famílias distribuídas em 101 lotes. Em janeiro do ano passado, os profissionais da Cohab-Ld realizaram um plantão de serviços e deram início a coleta de documentos para a produção das escrituras e títulos de posse e propriedade desses terrenos e imóveis por parte dos moradores.

Assim, por meio da regularização fundiária urbana, a Prefeitura de Londrina garante o direito à moradia àqueles que residem em assentamentos informais localizados nas áreas urbanas e essas famílias passam a contar com escritura dos terrenos e imóveis, registradas em cartório.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos