Cidadão

Biblioteca Pública inicia comemoração de seus 60 anos

A abertura acontece amanhã, com o início da exposição “60 anos da Biblioteca Pública Municipal: logomarca comemorativa”; eventos se estendem até outubro

A Biblioteca Pública Municipal inicia, amanhã (31), as comemorações de seus 60 anos. Para celebrar a data, que será comemorada em setembro, a Biblioteca prepara a abertura oficial, a partir das 19h30, com a exposição “60 anos da Biblioteca Pública Municipal: logomarca comemorativa”.

O evento de abertura acontece na própria Biblioteca (avenida Rio de Janeiro, 1278) e a exposição estará aberta ao público até o dia 30 de abril. São 10 banners com imagens e textos explicando a história da produção do selo comemorativo, de forma didática e ilustrativa.

Os banners são resultados de seis meses de discussão entre os funcionários da instituição e estagiários da Secretaria Municipal de Cultura. A curadoria foi executada pelo diretor de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Rovilson Silva, e por Rodolfo Willamovius.

O trabalho de pesquisa foi desenvolvido pelas bibliotecárias, Rosângela Mello e Márcia Lume Ono, e pela historiadora Lucinéia Chamorro. Todo o trabalho de arte e texto dos banners foi desempenhado pelo estudante de artes plásticas, estagiário da Secretaria Municipal de Cultura, João Victor Damiano. O estudante também foi responsável pelo resultado final do selo comemorativo.

Segundo Rovilson Silva, a logomarca é uma representação do papel desempenhado pela biblioteca em 60 anos. Ele disse, também, que o símbolo carrega a história e a importância de Londrina ter um local adequado para a leitura e outros segmentos.

O diretor ainda afirma que ter uma Biblioteca com 60 anos de fundação, em uma cidade com 76, é de extrema relevância. “A Biblioteca trabalha na formação de gerações e se torna imprescindível como um local de informação e cultura.”  

Até outubro, a programação de aniversário da Biblioteca continua. Saraus, eventos literários, oficinas e outras atividades comemorativas fazem parte da agenda.

O Recado dos Livros

Além da exposição, a Biblioteca retorna amanhã com o projeto “O Recado dos Livros”. Com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), a ação volta depois de dois anos. O projeto foi idealizado pela jornalista e produtora cultural, Cláudia Silva, em 2006.

Para iniciar, o escritor londrinense Domingos Pellegrini foi convidado para dar uma palestra, às 20h, na própria Biblioteca. Premiado com Jabuti, maior prêmio da literatura brasileira, o autor vai falar sobre “Saques e Toques – Poesia para Ver, Ouvir, Sentir e Pensar”.

O objetivo do projeto é incentivar e disseminar a importância do livro. Neste ano, “O Recado dos Livros” contará ainda com a participação do escritor e dramaturgo, Maurício Arruda Mendonça; com o jornalista e historiador, Tony Hara, e com uma oficina de poesia pelo autor Rodrigo Garcia Lopes.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos