Cidade

Prefeito Barbosa Neto recebe Cônsul Honorário de Portugal

Prefeito recebeu Antônio Lourenço Martins para tratar da cidade portuguesa de Guimarães, co-irmã de Londrina; intercâmbio é importante ferramenta cultural e educacional

Prefeito Barbosa Neto recebe Antônio Lourenço MartinsO prefeito Barbosa Neto recebeu hoje (30), em seu gabinete, o presidente do Elos Clube de Londrina e Cônsul Honorário de Portugal, Antonio Lourenço Martins, acompanhado da secretária da entidade, Nina Cardoso, e membros da diretoria do Elos.

Londrina tem um convênio de amizade e cooperação com a cidade de Guimarães, em Portugal, conhecido como geminação. É uma cidade co-irmã de Londrina. O Elos Clube é a entidade designada a coordenar e administrar essa geminação. Durante a reunião, foi comunicado ao prefeito que Guimarães passa a ser considerada capital européia da cultura, a partir de 2012, e que o cônsul português foi nomeado o embaixador.

Barbosa Neto se comprometeu a revitalizar a praça Cidade de Guimarães, que fica localizada próxima ao prédio da prefeitura. Outro ponto acertado foi o convite ao prefeito de Guimarães, Antonio Magalhães, para que ele seja palestrante de um seminário internacional, a ser realizado no final deste ano.

O prefeito sugeriu a ainda criação do Museu de Guimarães. Dessa forma, a entidade teria uma sala com as recordações da cidade portuguesa dentro do Museu Histórico. Ele se mostrou bastante feliz com a visita e comentou da sua viagem à Guimarães, em 2009, quando teve a oportunidade de conhecer e conversar com o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, durante a cerimônia de homenagem aos 900 anos de nascimento de Dom Afonso Henriques, Primeiro Rei de Portugal.

De acordo com o Cônsul Honorário de Portugal, Antonio Lourenço Martins, a Prefeitura ainda irá enviar para Guimarães duas cartas de parabenizações. A primeira a respeito do aniversário de geminação, no dia 22 de abril; e a outra parabenizando a cidade portuguesa por ter sido escolhida capital européia da cultura, a partir de 2012.

Conforme Martins, esse intercâmbio entre as cidades se dá a princípio por uma questão de afinidade. “Intercâmbio em nível cultural e educacional, facilitando a entrada na Europa, atuando como canal para artistas plásticos e estudantes,” exemplificou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos