Prefeito inaugurou 13° horta comunitária no Jardim Tókio

Horta, localizada na rua Dragen Feld, 75, vai beneficiar os alunos da Escola Municipal Nina Gardemann
O prefeito Barbosa Neto inaugurou hoje (31) a 13° horta comunitária de Londrina, localizada na rua Dragen Feld, 75. A horta vai atender à comunidade do jardim Tókio e garantir hortaliças na merenda dos alunos da Escola Municipal Nina Gardemann. Vários tipos de hortaliças são cultivados na horta : couve, cebolinha, almeirão, alface crespo, alface roxa, alface americana, salsinha, rúcula, beterraba e rabanete.
Estiveram presentes na inauguração, a secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa, representando a secretária da Educação, o assessor Claudinei Stachetti, o coordenador do programa Hortas Comunitárias, Carlos Eikiti Hirooka, o técnico agrícola responsável pela horta, Gabriel Terencio Benaglia, a diretora da Escola Municipal Nina Gardemann, Valquíria Valéria Batini, e a presidente da Associação do Bairro, Maria Inês Pícolo.
Maria Inês agradeceu o apoio dado pela comunidade, para que a horta se tornasse uma realidade. Agradeceu também a iniciativa do prefeito em realizar o projeto. “Plantando, as crianças aprendem a comer as hortaliças, pois muitas anda não têm esse hábito”, afirmou.
O técnico responsável pela horta lembrou, aos pais presentes, os benefícios que a horta traz para a alimentação de seus filhos. “Aqui temos 500 pés de couve, 780 pés de almeirão, 560 pés de alface roxa, 780 pés de alface crespa, 788 pés de alface americana, 580 pés de rúcula e 280 pés de salsinha. Além de cebolinha, beterraba e rabanete.” “Esse é um projeto de que todos os pais desejam que seus filhos participem, pois ensina as crianças a terem uma alimentação saudável. Parabéns ao prefeito Barbosa Neto, por ter inserido esse projeto em sua gestão”, disse Benaglia.
A secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa, destacou a alegria de entregar mais uma horta, dessa vez, em um bairro presente em sua juventude. “É muito importante, para mim, a entrega desta horta. Foi aqui que eu aprendi o valor de uma comunidade. Esta horta tem tudo a ver comigo”, afirmou.
A secretária ainda lembrou a importância de levar o projeto para as escolas e agradeceu a todas as pessoas envolvidas. “As crianças desta escola estudaram a semana inteira sobre alimentação saudável. Esta alimentação proporciona vida e alegria às crianças e à população”, enfatizou Marisol.
Barbosa Neto destacou a importância do projeto das Hortas Comunitárias. “Viemos agradecer a oportunidade de levar este projeto para
dentro da escola. Os pais e as mães vão perceber a diferença na saúde de seus filhos, pois essas hortaliças não levam agrotóxicos e são garantia de uma alimentação saudável”, afirmou. O prefeito pediu, ainda, que toda a comunidade cuide da horta.
O prefeito, que aproveitou a ocasião para lembrar o aumento no salário das merendeiras, no próximo mês, de R$ 538 para R$ 617, finalizou, destacando que a horta garante aos alunos uma merenda mais farta. “As crianças precisam comer à vontade para aprender melhor”, enfatizou Barbosa Neto.
Como homenagem, os estudantes da educação infantil de 1ª e 2ª séries, ensaiadas pela professora Cássia Meguita, apresentaram duas músicas em francês, uma delas falando sobre a plantação. Foi entregue, ainda, ao prefeito Barbosa Neto, à secretária de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa, e à secretária de Educação, representada pelo assessor, Claudinei Stachetti, uma foto das crianças, como lembrança do momento.
Foto: Luiz Jacobs




