Prefeito anuncia ações de fortalecimento do Sine Londrina

Agência do Trabalhador contará com mais duas unidades para atender a população; emissão de carteiras de trabalho garante mais agilidade ao trabalhador
O prefeito Barbosa Neto anunciou hoje (7), durante coletiva semanal realizada em seu gabinete, novas ações para o fortalecimento dos serviços prestados pela agência do Sine aos trabalhadores de Londrina, como o aumento no horário de atendimento no Terminal Central; implantação de agências nas regiões norte e leste e emissão de carteira de trabalho.
Instalada na rua Hugo Cabral, bem no centro da cidade, a Agência do Trabalhador tem recebido a visita de muitas pessoas que buscam uma vaga no mercado de trabalho. Prova disso é o aumento em 30% na procura por um emprego, evidenciando o bom momento vivido por Londrina na geração de novas oportunidades.
“Sabemos da demanda registrada nos últimos meses na Agência do Trabalhador. A descentralização cumpre com o papel de oferecer mais agilidade e rapidez para a pessoa que vai até o terminal regularizar a sua situação trabalhista. Além disso, buscamos outras alternativas para que a emissão da carteira de trabalho seja ampliada para outros documentos, como RG”, disse Barbosa Neto.
Hoje, o atendimento é descentralizado graças a unidade do Terminal Urbano Central. Ciente da grande procura, a prefeitura vai ampliar o horário de funcionamento do local. “Nosso objetivo é melhorar as condições de quem busca um emprego. Por isso, ampliamos o atendimento das 8h às 18h. Além disso, vamos aumentar o número de servidores”, garantiu a gerente do Sine, Neiva Sefrin.
Um novo posto funcionará na região leste da cidade, no Box 43 do Terminal Rodoviário de Londrina, na avenida Dez de Dezembro, 1.830. Londrina ganha ainda uma agência do trabalhador na zona norte, no Centro Cultural Lupércio Luppi, localizado na avenida Saul Elkind. “O candidato tem uma série de opções de emprego, bem como de locais para atendimento. Estamos respondendo ao bom momento do município na área de trabalho”, afirmou a gerente.
Com os dois novos postos o Sine, que já atende na rua Prefeito Hugo Cabral, 301, e no Terminal Urbano, objetiva facilitar a vida do trabalhador, pois são locais de grande movimento. O município de Londrina está entre as 15 cidades que mais geram empregos no país. A demanda de procura por empregos aumentou em 30% em Londrina só neste ano, assim, a ação visa descentralizar o serviço e melhor atender o trabalhador.
Carteira de Trabalho
A Prefeitura de Londrina firmou um convênio com o Ministério do Trabalho, que autoriza todas as Agências do Trabalhador de Londrina a emitirem a Carteira de Trabalho. O serviço é realizado, atualmente, pela Delegacia Regional do Trabalho, na avenida Rio Branco, 269.
Segundo o gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Londrina, Dorival Silvestre, a emissão das carteiras de trabalho soluciona problemas antigos. “Muitas pessoas chegam de madrugada para retirar o documento. Isso se agrava ainda mais com os 82 municípios que atendemos e as 6.000 carteiras encaminhadas para toda a região”, apontou.
Para que a agência passe a emitir a Carteira de Trabalho será assinado um termo de compromisso com o Ministério do Trabalhador e Emprego e os funcionários irão passar por treinamento para a realização do serviço. O Sine passa a emitir as carteiras de trabalho assim que for encerrada a capacitação dos seus funcionários.
A medida proporciona a vantagem de tornar os interessados visíveis ao mundo do trabalho já no ato da busca pelo emprego, pois, ao emitir o documento no Sine, já será possível a eles verificar as vagas de trabalho disponíveis e realizar o cadastro na Agência do Trabalhador.
Horário de atendimento ampliado
Será ampliado o horário de atendimento da Agência do Trabalhador de Londrina do Sistema Nacional do Emprego (Sine) localizada no Terminal Central, na rua Benjamin Constant. A sede da agência terá seu horário de funcionamento estendido, passando a funcionar de maneira ininterrupta, das 8h às 18h, a partir de segunda-feira (11).
A Agência do Trabalhador do Terminal Central, em seis horas de funcionamento, atendia uma média de 120 pessoas por dia. Com a ampliação do horário de funcionamento para dez horas, é esperado que seja atendida uma média de 220 pessoas por dia. Quatro funcionários ficarão encarregados do atendimento da agência, antes realizado por três, buscando garantir um serviço mais eficaz.
A medida busca acompanhar o aquecimento do mercado de trabalho, atendendo o aumento da demanda de maneira eficiente, evitando filas e atrasos. O funcionamento da Agência do Trabalhador no Terminal Central é importante por se tratar de um local que possui grande fluxo de pessoas todos os dias, aproximando o serviço da população.
Fotos: Luiz Jacobs




