Saúde promove reunião do Comitê Municipal da Dengue
Pontos importantes sobre a doença foram discutidos na reunião, como o depósito de materiais em locais inapropriados e o início da coleta de informações para o LIRA
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Saúde Ambiental, promoveu, hoje (8), reunião do Comitê Municipal de Combate e Controle da Dengue. Foi a sétima reunião realizada pelo Comitê.
Representantes de diversas entidades participaram da reunião, como do Ministério Público, 17ª Regional de Saúde, Defesa Civil, Núcleo Regional de Ensino, Secretaria de Educação, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e hospitais municipais da Zona Norte e Zona Sul e hospital Evangélico.
De acordo com a diretora de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Caldeira, na reunião, foram atualizados os dados da dengue na cidade e discutida a análise de casos, ações realizadas durante a semana e propostas para a próxima.
Dois pontos foram destaques da reunião. O primeiro sobre depósito de lixo, principalmente na região leste. Foram apresentadas fotos de locais com depósito de materiais em locais inapropriados. “Para isso, foi discutida a proposta de promover reuniões entre as secretarias, com a finalidade de desenvolver ações de prevenção, em relação aos materiais depositados”, explicou a diretora.
Outro ponto discutido na reunião foi o Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRA), que começa a coletar as informações na próxima segunda-feira (11). O LIRA mostra a incidência do mosquito da dengue, para que se possa executar novas ações em relação à doença.
Aproximadamente, nove mil imóveis serão visitados, um percentual de 4 a 6% dos imóveis do município. Os locais são escolhidos por sorteio, sendo que devem atender as 193 localidades da cidade. 234 pessoas vão trabalhar no LIRA, entre agentes de controle de endemias e funcionários municipalizados do Ministério da Saúde.
“Os resultados devem sair em uma semana, na segunda-feira dia 18”, observou Sandra. Com os resultados atualizados, a Secretaria pode executar ações de acordo com o atual panorama da cidade, já que o último LIRA data de outubro passado.
Sandra Caldeira ressaltou também a finalidade da promoção das reuniões do Comitê da Dengue. “Prosseguimos com os nossos trabalhos de combate à dengue, com a participação de diversas instituições. Com isso, propondo ações e dando encaminhamento a elas”, destacou a diretora.
Ela ainda informou que a próxima reunião do Comitê será na sexta-feira (15). O evento será realizado no auditório do Corpo de Bombeiros, localizado na rua Jaguaribe, 473, a partir das 14h.