Cidadão

Secretaria de Gestão licita projetos completos do Centro de Bem-Estar Animal

A previsão é que os trâmites estejam concluídos no início de julho; a partir de então, a empresa vencedora terá o prazo de 120 dias para elaborar o projeto arquitetônico e seus complementares

A construção do Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) do município, uma importante iniciativa da Prefeitura de Londrina – por meio da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) – está avançando para se tornar realidade. Conduzida pela Secretaria Municipal de Gestão Pública (SMGP), a licitação para a elaboração dos projetos completos do espaço conta com a participação de quatro empresas concorrentes.

O procedimento licitatório, cujo valor máximo é de R$ 130.188,00, está sendo realizado na modalidade convite. As propostas foram abertas no dia 8 de junho, e encontram-se em fase de análise pelos técnicos da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP). Após a divulgação da classificação, que está prevista para ocorrer até a quarta-feira (23), as proponentes poderão entrar com recursos, que serão analisados nos próximos dias.

A previsão é que os trâmites estejam concluídos no início de julho. A partir de então, a empresa vencedora terá o prazo de 120 dias para elaborar o projeto arquitetônico e seus complementares, como os projetos elétrico, estrutural, de prevenção de incêndios, hidráulico, e de sinalização visual, entre outros. Todos os projetos a serem elaborados deverão obedecer as diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Corpo de Bombeiros e Companhia Paranaense de Energia (Copel), bem como as de outros órgãos competentes.

O Centro de Bem-Estar Animal de Londrina ficará na esquina das ruas Edmur Elias Neder e Antonio Piovesan, no Jardim dos Alpes. De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, o terreno escolhido, que pertence ao Município, possui as condições ideais para receber o espaço. Canhada informou, ainda, que a expectativa é que a construção da obra seja licitada ainda neste ano ou, no mais tardar, no início de 2022.

“Essa é uma reivindicação antiga das pessoas que atuam em prol dos animais, e um avanço extraordinário para Londrina. A iniciativa conta com a contribuição das secretarias municipais do Ambiente e da Saúde, médicos veterinários e outros participantes. A ideia é ter um belo projeto, robusto, com mais de 700 m2 construídos. Estamos trabalhando para viabilizar os recursos e construir essa obra o mais rápido possível”, destacou Canhada.

A diretora de Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), Graziella Damante, explicou que o CBEA será utilizado para a reabilitação de animais que foram vítimas de maus-tratos. “Após a apreensão dos animais que estão em risco de morte, vamos levá-los ao Centro de Bem-Estar, onde receberão o atendimento veterinário adequado. Concluída a reabilitação, esses cães e gatos serão encaminhados para a adoção responsável”, disse.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, pelo telefone (43) 3372-4312.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos