Comitê de Desarmamento realiza primeira reunião na 2ª feira
Reunião que será às 14h30, na sede da Guarda, objetiva discutir a montagem de postos de coletas de armas na cidade
O movimento Londrina Pazeando promove na segunda-feira (18), às 14h30, a primeira reunião de trabalho do Comitê Londrinense para o Desarmamento. A reunião será realizada na sede da Guarda Municipal, rua Newton Braga, 463, jardim Santos Dumont.
A proposta é que participem membros do Conselho Municipal de Cultura de Paz (COMPAZ), Londrina Pazeando, forças policiais, associações, igrejas, conselhos de segurança, ONGs e cidadãos interessados em diminuir a violência.
De acordo com Luis Cláudio Galhardi, coordenador da ONG Londrina Pazeando e presidente do Compaz, o objetivo da reunião é a discussão da montagem de postos de coletas de armas na cidade. “Queremos aproximar a população do local da entrega da arma”, disse. “Entregando a arma em igrejas católicas, evangélicas, centros espíritas, por exemplo, o que faz com que as próprias pessoas tornem-se divulgadoras da campanha”, completou Galhardi.
O Comitê Londrinense para o Desarmamento foi instaurado na cidade no último dia 6, data da visita do sociólogo Antônio Rangel Bandeira, coordenador da ONG Viva Rio de Controle de Armas e membro da Rede Desarma Brasil. O sociólogo proferiu palestra na Câmara dos Vereadores, oportunidade em que trouxe dados recentes de pesquisa cientifica realizada por ele e sua equipe de colaboradores. O Comitê tinha sido instituído na cidade em 2004, e voltou, uma vez que agora existe uma nova campanha de desarmamento em Londrina.
A proposta da Campanha de Desarmamento é retirar o máximo possível de armas de circulação: “menos armas = menos violência”.